Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13484
Title: A prática do bullying no cotidiano escolar de alunos do 4º ano do ensino fundamental I.
Other Titles: The practice of bullying in the school routine of students from the 4th year of elementary school I.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Sabrina Trigueiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Bullying;Violência escolar;School violence
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Sabrina Trigueiro. A prática do bullying no cotidiano escolar de alunos do 4º ano do ensino fundamental I. 2010. 29f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia visa responder ao seguinte questionamento: o que leva alunos do 4° ano do Ensino fundamental I a praticarem atos de violência contra seus colegas em sala de aula? Para responder a questão norteadora utilizamos os seguintes objetivos: analisar atos de violência sofridos e praticados por alunos em sala de aula, a partir de seus depoimentos e identificar os principais aspectos que contribuem para a pratica de bullying entre alunos. Utilizamos os seguintes referenciais: Abramovay (2003); Debarbieux e Blaya (2002); Ludke e Andre (1986); Melo (2010), dentre outros que trabalham com a temática aqui proposta para estudo. A pesquisa foi realizada a partir da utilização dos seguintes instrumentos de pesquisa: observações da prática docente e entrevista semi-estruturada realizada com cinco alunos que residem na cidade de Pombal/PB. A monografia esta dividida em três capítulos: no primeiro capitulo apresento uma discussão do bullying enquanto um assunto muito discutido na área educacional, assim como as consequências causadas por atos violentos. No segundo, trazemos os procedimentos metodológicos - a escolha do campo e os sujeitos da pesquisa e a relação do pesquisador com o sujeito pesquisado. Por ultimo, apresentamos o capitulo de analise dos dados, o qual nos faz pensar que os alunos, participantes desta pesquisa, entendem o que seja a violência praticada e sofrida em sala de aula, mas não concordam que esta seja uma pratica aceita na instituição escolar, muitos sentem medo quando tem que apartar alguma briga entre os colegas e se sentem constrangidos, quando se deparam com alguma situação de violência em sala de aula. A partir dessa pesquisa, foi possível percebermos a necessidade de um maior aprofundamento acerca da temática para que possamos redirecionar nosso trabalho pedagógico em diferentes salas de aulas, sejam elas publicas ou privadas.
Abstract: This monograph aims to answer the following question: what leads students 4th grade of elementary school I to practice acts of violence against their classmates? To answer the guiding question we used the following objectives: to analyze acts of violence suffered and practiced by students in the classroom, from their testimonies and identify the main aspects that contribute to the practice of bullying among students. We use the following references: Abramovay (2003); Debarbieux and Blaya (2002); Ludke and Andre (1986); Melo (2010), among others who work with the theme here proposal for study. The research was carried out using the following research instruments: observations of teaching practice and semi-structured interview with five students who live in the city from Pombal / PB. The monograph is divided into three chapters: the first chapter I present a discussion of bullying as a very discussed in the educational field, as well as the consequences caused by violent acts. In the second, we bring the methodological procedures - the choice of field and research subjects and the researcher's relationship with the researched subject. Finally, we present the chapter on data analysis, which makes us think that the students participating in this research understand the that is violence practiced and suffered in the classroom, but do not agree that this is an accepted practice in the school, many feel afraid when you have to put aside a fight between colleagues and feel embarrassed when faced with a situation of violence in the classroom of class. From this research, it was possible to perceive the need to further deepening on the subject so that we can redirect our pedagogical work in different classrooms, be they public or private.
Keywords: Bullying
Violência escolar
School violence
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13484
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SABRINA TRIGUEIRO LOPES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfSabrina Trigueiro Lopes. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.