Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4497334781598129pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoA importância do ensino da arte vem sendo tema de discussão ao decorrer dos anos, mesmo diante de muitos estudos desenvolvidos que comprovam sua importância para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, esse ensino ainda não acontece de maneira satisfatória, que venha a desenvolver integralmente o educando. Como base nessas afirmativas essa monografia vem abordar como a arte influencia no desenvolvimento cognitivo e cultural da criança, discutindo assim a importância da introdução dessa disciplina na educação escolar, desde a infância. Objetiva-se com essa pesquisa uma analise de como se da o processo de ensino-aprendizagem da arte no quarto ano do ensino fundamental da escola Estadual de Ensino Fundamental Jaime Meira Fontes, procurando identificar como os alunos se desenvolvem nas aulas de arte, compreendendo assim a importância do ensino da mesma na educação sistematizada. No que se refere a metodologia foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semi-estruturada, além de fontes bibliográficas, fontes orais e documento de memoria, as duas ultimas coletadas na realização do estagio-supervisionado. Com o desenvolvimento desse estudo foi comprovado que o ensino de artes e fragmentado e limitado a livre-expressão, e que devido a essa maneira errônea de se trabalhar artes, os alunos encaram o ensino da mesma apenas como uma distração e consideram que o seu estudo só vai influenciar aqueles que posteriormente forem seguir uma carreira artística. Na experiencia do estagio foi possível concluir que aulas dinâmicas e criativas chamam mais atenção dos alunos, e que eles se desenvolvem melhor com a introdução de atividades ligadas a arte, além do que esse ensino pode ser dado de maneira interdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO ensino da arte e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e cultural da criança.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe importance of teaching art has been the subject of discussion throughout the years, even in the face of many studies developed that prove its importance for the intellectual development of the individual, this teaching still does not happen in a satisfactory way, that it will fully develop the teaching. Based on these statements, this monograph addresses how art influences the child's cognitive and cultural development, discussing thus the importance of introducing this discipline in school education, since the childhood. The objective of this research is an analysis of how the teaching-learning process of art in the fourth year of teaching elementary school of the Jaime Meira Fontes State Elementary School, trying to identify how students develop in art classes, thus understanding the importance of teaching it in education systematized. Regarding the methodology, it was used as an instrument data collection, observation and semi-structured interview, in addition to bibliographic sources, oral sources and memory document, the last two collected during the supervised internship. With the development of this study it was proved that arts education is fragmented and limited to free expression, and that due to this erroneous way of working arts, students see teaching it as just a distraction and consider that your study will only influence those who will later follow an artistic career. In the experience of the intern it was possible to conclude that dynamic and creative actions attract more students' attention, and that they develop better with the introduction of activities related to art, in addition to that this teaching can be done in an interdisciplinary way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13485-
dc.date.accessioned2020-07-23T20:31:55Z-
dc.date.available2020-07-23-
dc.date.available2020-07-23T20:31:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArte - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectArte - educação infantilpt_BR
dc.subjectCriança - desenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectArt - teaching and learningpt_BR
dc.subjectArt - early childhood educationpt_BR
dc.subjectChild - cognitive developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Marta Soraya Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArt teaching and its contribution to the child's cognitive and cultural development.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Marta Soraya Sousa. O ensino da arte e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e cultural da criança. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTA SORAYA SOUSA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMarta Soraya Sousa Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 4.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.