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Title: Brincadeiras e jogos na matemática: uma prática possível.
Other Titles: Play and games in mathematics: a possible practice.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Sonaly Elias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Jogos e brincadeiras;Aprendizagem através de jogos;Matemática jogos;Games and games;Learning through games;Math games
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Sonaly Elias. Brincadeiras e jogos na matemática: uma prática possível. 2010. 33f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem o objetivo de investigar a importância das brincadeiras e jogos no processo ensino-aprendizagem da matemática, se estes instrumentos estão sendo utilizados realmente em sala de aula e como se a adaptação dos alunos diante dos jogos. Percebe-se que ainda existe a ideia de que jogos e brincadeiras são considerados instrumentos sem nenhum valor educativo e são vistos muitas vezes como mera fonte de diversão e lazer, sabe-se que ainda existem educadores e alunos que apresentam resistência ao ato de se trabalhar por meio de jogos. A pesquisa enquadra-se num estudo de caso, utilizou-se como aporte metodológico a observação direta em sala de aula a partir da abordagem qualitativa para se realizar a coleta de dados e uma entrevista semi-estruturada, bem como foram construídas fontes documentais a partir da vivencia do estagio supervisionado. Diante destes procedimentos pode-se concluir que ainda existe por parte de alunos a resistência a forma lúdica de aprender matemática, as vezes por não compreenderem as regras do jogo e o medo de errar. E ainda e notória a ausência por parte da professora ao uso de métodos que utilizam a ludicidade para ensinar conteúdos matemáticos.
Abstract: This work aims to investigate the importance of games and games in the teaching-learning process of mathematics, if these instruments are really being used in the classroom and how the students adapt to the games. It is noticed that there is still the idea that games and games are considered instruments with no educational value and are often seen as a mere source of fun and leisure, it is known that there are still educators and students who are resistant to the act of working through games. The research is part of a case study, direct observation in the classroom was used as a methodological approach based on the qualitative approach to conduct data collection and a semi-structured interview, as well as documentary sources were built from the experience of the supervised internship. Given these procedures, it can be concluded that there is still resistance on the part of students to the playful way of learning mathematics, sometimes because they do not understand the rules of the game and the fear of making mistakes. And it is still notorious to absence on the part of the teacher to use methods that use playfulness to teach mathematical content.
Keywords: Jogos e brincadeiras
Aprendizagem através de jogos
Matemática jogos
Games and games
Learning through games
Math games
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13486
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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