Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, S. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0527521347736701pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de investigar a importância das brincadeiras e jogos no processo ensino-aprendizagem da matemática, se estes instrumentos estão sendo utilizados realmente em sala de aula e como se a adaptação dos alunos diante dos jogos. Percebe-se que ainda existe a ideia de que jogos e brincadeiras são considerados instrumentos sem nenhum valor educativo e são vistos muitas vezes como mera fonte de diversão e lazer, sabe-se que ainda existem educadores e alunos que apresentam resistência ao ato de se trabalhar por meio de jogos. A pesquisa enquadra-se num estudo de caso, utilizou-se como aporte metodológico a observação direta em sala de aula a partir da abordagem qualitativa para se realizar a coleta de dados e uma entrevista semi-estruturada, bem como foram construídas fontes documentais a partir da vivencia do estagio supervisionado. Diante destes procedimentos pode-se concluir que ainda existe por parte de alunos a resistência a forma lúdica de aprender matemática, as vezes por não compreenderem as regras do jogo e o medo de errar. E ainda e notória a ausência por parte da professora ao uso de métodos que utilizam a ludicidade para ensinar conteúdos matemáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleBrincadeiras e jogos na matemática: uma prática possível.pt_BR
dc.date.issued2010-12-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the importance of games and games in the teaching-learning process of mathematics, if these instruments are really being used in the classroom and how the students adapt to the games. It is noticed that there is still the idea that games and games are considered instruments with no educational value and are often seen as a mere source of fun and leisure, it is known that there are still educators and students who are resistant to the act of working through games. The research is part of a case study, direct observation in the classroom was used as a methodological approach based on the qualitative approach to conduct data collection and a semi-structured interview, as well as documentary sources were built from the experience of the supervised internship. Given these procedures, it can be concluded that there is still resistance on the part of students to the playful way of learning mathematics, sometimes because they do not understand the rules of the game and the fear of making mistakes. And it is still notorious to absence on the part of the teacher to use methods that use playfulness to teach mathematical content.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13486-
dc.date.accessioned2020-07-23T20:49:26Z-
dc.date.available2020-07-23-
dc.date.available2020-07-23T20:49:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagem através de jogospt_BR
dc.subjectMatemática jogospt_BR
dc.subjectGames and gamespt_BR
dc.subjectLearning through gamespt_BR
dc.subjectMath gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Sonaly Elias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlay and games in mathematics: a possible practice.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Sonaly Elias. Brincadeiras e jogos na matemática: uma prática possível. 2010. 33f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SONALY ELIAS DANTAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfSonaly Elias Dantas. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.