Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13487
Title: Importância de recursos audiovisuais para aprendizagem significativa de alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Importance of audiovisual resources for meaningful learning by students in the 5th year of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Suleimara Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Recursos audiovisuais;Tecnologia na educação;Aprendizagem;Escola e tecnologia;Audiovisual resources;Technology in education;Learning;School and technology
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Suleimara Ferreira da. Importância de recursos audiovisuais para a aprendizagem significativa de alunos do 5º do ensino fundamental. 2010. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho e fundamentado na perspectiva de que os meios tecnológicos estão intimamente presentes no cotidiano das pessoas, e por esse motivo, não devem ficar aquém da sala de aula. Nesse sentido, a educação deve ser tratada de forma dinâmica, sobressaindo aos muros da pedagogia tradicional para um fazer pedagógico moderno, com a utilização de instrumentos tecnológicos que viabilizam, agilizam e facilitam o processo de ensino aprendizagem. Deste modo, essa pesquisa inicia-se percorrendo uma trajetória histórica, enfocando que atitudes sociais, culturais e políticas fazem parte da transformação dos meios tecnológicos, nos influenciando desde a antiguidade até os dias atuais. A posteriori, realizou-se uma discussão acerca de um melhor proveito dos meios tecnológicos na escola de rede publica Municipal, haja vista que muito embora aparatos tecnológicos estejam presentes nas escolas, não estão sendo utilizados de forma adequada para a construção dos saberes. Essas abordagens são de extrema importância tendo em vista a sensibilização dos educadores para que exerçam e vivenciem um processo de ensino-aprendizagem pautado na dinâmica, interatividade, agilidade, globalidade e facilidade que os meios tecnológicos permitem, seja dentro ou fora da sala de aula.
Abstract: This work is based on the perspective that technological means are intimately present in people's daily lives, and for that reason, should fall short of the classroom. In this sense, education must be dynamically treated, standing out from the walls of traditional pedagogy for a modern pedagogical practice, using instruments technologies that make feasible, streamline and facilitate the teaching-learning process. In this way, this research begins by following a trajectory history, focusing on social, cultural and political attitudes as part of the transformation of technological means, influencing us since antiquity until nowadays. A posteriori, there was a discussion about a better use of technological means in the municipal public school, considering that even though technological devices are present in the schools, are not being used properly for the construction of knowledges. These approaches are extremely important in view of the raising the awareness of educators so that they exercise and experience a process of teaching-learning based on dynamics, interactivity, agility, globality and ease that technological means allow, whether within or outside the classroom.
Keywords: Recursos audiovisuais
Tecnologia na educação
Aprendizagem
Escola e tecnologia
Audiovisual resources
Technology in education
Learning
School and technology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13487
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SULEIMARA FERREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfSuleimara Ferreira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010.3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.