Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13488
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe analisar a Educação Inclusiva em escolas da rede publica estadual e municipal, da cidade de Cajazeiras - PB, tendo como publico alvo, os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE's), inseridos nas escolas: E.E.E.F. Dom Moises Coelho e E.M.E.I.E.F. Antônio Tabosa Rodrigues - CAIC. Com intuito de aprofundar o estudo, a analise objetivou investigar as necessidades, os conflitos, medos e frustrações crianças portadoras de necessidades especiais, tentando detectar como esta sendo a implantação e os desafios dessa inclusão. O método utilizado para a realização dessa pesquisa, foi escolhido com base num estudo de natureza exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumento de coletas de dados entrevistas realizadas nas escolas, com alunos "ditos normais" e alunos com NEE's, onde essas entrevistas foram executadas, de acordo com as necessidades especificas de cada aluno. Deste modo, o resultado da pesquisa foi relevante, pois houve a constatação, de que as dificuldades de aprendizagem dos alunos com NEE's são presentes no cotidiano da escola, por falta de formação especializada e capacitação dos professores e demais membros da comunidade escolar. Sendo assim, foi concluído que a Educação Inclusiva ainda não e efetiva nas escolas, por surgir sem rumo certo, com uma carência de um trabalho orientado, para que de fato aconteça inclusão escolar, prevista pela lei federal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação inclusiva: delimitação conceitual, limites e possibilidades.pt_BR
dc.date.issued2010-12-
dc.description.abstractThis work proposes to analyze Inclusive Education in public schools state and municipal, of the city of Cajazeiras - PB, having as target audience, the students with special educational needs (SENs), inserted in schools: E.E.E.F. Dom Moises Coelho and E.M.E.I.E.F. Antônio Tabosa Rodrigues - CAIC. With In order to deepen the study, the analysis aimed to investigate the needs, conflicts, fears and frustrations children with special needs, trying to detect how the implementation is being and the challenges of this inclusion. THE method used to carry out this research, was chosen based on a exploratory study with a quantitative and qualitative approach, with the objective of data collection instrument interviews conducted in schools with students "normal people" and students with SEN's, where these interviews were carried out, according to the specific needs of each student. In this way, the result of the research was relevant, as it was found that the difficulties of learning of students with SEN's are present in the school's daily routine, due to lack specialized training and training for teachers and other members of the school community. Therefore, it was concluded that Inclusive Education still is not effective in schools, as it appears without a right direction, with a lack of oriented work, so that in fact school inclusion happens, provided for by law federal.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13488-
dc.date.accessioned2020-07-23T21:33:08Z-
dc.date.available2020-07-23-
dc.date.available2020-07-23T21:33:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectCajazeiras - Paraíba - educação especialpt_BR
dc.subjectAlunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectCajazeiras - Paraíba - special educationpt_BR
dc.subjectStudents with special educational needspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Vanessa Freitas de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: conceptual delimitation, limits and possibilities.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Vanessa Freitas de. Educação inclusiva: delimitação conceitual, limites e possibilidades. 2010. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SULEIMARA FERREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfVanessa Freitas de Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2010.2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.