Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir através de um estudo mais aprofundado, series de fatores sociais que vem se destacando no interior das instituições escolares. Trata-se de preconceitos sobre gênero e sexo, absorvidos ainda no meio familiar e também na instituição de ensino que tem gerado grandes desigualdades e estereótipos entre meninos e meninas. Tendo em vista um objetivo a se alcançar, com a construção de uma pratica pedagógica não discriminatória e com mais conhecimento prévio sobre o tema gênero e sexo, podendo assim contribuir no intuito de, que a escola seja um lugar de convivência e formação para a igualdade nas relações de gênero, com isto, construir uma educação mais democrática dentro da sala de aula, onde os educandos educadores possam compartilhar suas diferenças, respeitando as diversidades de identidade e de gênero dentro do contexto escolar. Foi realizado na escola Desembargador Boto na cidade de Cajazeiras especificamente na turma de 4° ano, o processo de observação e entrevista entre os alunos, que exigiu uma obtenção de informações dentro do cotidiano escolar que veio a determinar o assunto ou problema de estudo monográfico. Os dados foram analisados de forma qualitativa preocupando-se com a interpretação do fenômeno. Em outro momento, aconteceu o estagio supervisionado, num processo que exigiu conhecimento da escola pesquisada e de conteúdos didáticos para que fosse desenvolvida uma representatividade de conhecimentos no ensino aprendizagem dos alunos. Embora o estudo aponte que as relações de gênero tenham sofrido muitas transformações ao longo do tempo, ainda prevalece nas escolas e, especificamente, dentro das salas de aula, a distinção entre os sexos, que determinam diferenças comportamentais para os meninos e as meninas, contribuindo assim, para uma necessidade de praticas reflexiva no cotidiano escolar. Esses resultados contribuem na compreensão dos aspectos desafiadores na instituição de ensino escolar, propondo manutenção e ruptura de papeis sociais de gênero as desconstruções e superações de estereótipos entre meninos e meninas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelação de gênero na escola.pt_BR
dc.date.issued2010-12-
dc.description.abstractThis work aims to discuss, through a more in-depth study, series of social factors that have stood out within school institutions. Its about prejudices about gender and sex, absorbed still in the family environment and also in the institution education that has generated great inequalities and stereotypes between boys and girls. In view of an objective to be achieved, with the construction of a pedagogical practice not discriminatory and with more prior knowledge on gender and sex, thus being able to contribute in order that the school is a place of coexistence and training for the equality in gender relations, thereby building a more democratic education within the classroom, where educating students can share their differences, respecting the diversity of identity and gender within the school context. Was held at Desembargador Boto school in the city of Cajazeiras specifically in the class of 4th year, the observation and interview process between students, which required obtaining information within the school routine that came to determine the subject or problem of monographic study. The data were analyzed in a qualitative way, being concerned with the interpretation of the phenomenon. In another moment, the supervised internship took place, in a process that required knowledge of the researched school and didactic content so that representativeness of knowledge in teaching students. Although the study points out that gender relations have suffered many changes over time, still prevails in schools and, specifically, within classrooms, the distinction between the sexes, which determine behavioral differences for boys and girls, thus contributing to a need for reflective practices in the school routine. These results contribute to the understanding of the challenging aspects in the school teaching institution, proposing the maintenance and rupture of social gender roles deconstructions and overcoming stereotypes between boys and girls.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13490-
dc.date.accessioned2020-07-23T21:54:04Z-
dc.date.available2020-07-23-
dc.date.available2020-07-23T21:54:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações éticas raciaispt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectRelações de gênero - educando - educadorespt_BR
dc.subjectRacial ethical relationspt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectSexpt_BR
dc.subjectGender relations - educating - educatorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Thayane Pessoa Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender relation at school.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thayane Pessoa Silva. Reação de gênero na escola. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAYANE PESSOA SILVA OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfThayane Pessoa Silva Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2010.8.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.