Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13525
Title: Educação Ambiental: o que pensam alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.
Other Titles: Environmental Education: what 4th grade students think about elementary school.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Maruilza Camilo da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Educação ambiental;Ensino fundamental;Natureza e meio ambiente;Desequilíbrio ambiental - entendimentos dos alunos;environmental education;Elementary School;Nature and environment;Environmental imbalance - students' understandings
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Maruilza Camilo da Silva. Educação Ambiental: o que pensam alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa discute problemas ambientais vivenciados cotidianamente. Em muitos casos não entendemos as causas de diversos acontecimentos catastróficos, que tem causado a fúria da natureza e que em sua grande maioria são acarretados por pessoas que exercem uma pratica diária de descuido com o meio ambiente ao qual estão inseridas. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo identificar quais os fatores que contribuem para o desequilíbrio ambiental e compreender o que educandos do 4° ano do Ensino Fundamental entendem sobre o meio ambiente. Como instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semi-estruturada, com cinco alunos de uma escola publica municipal da cidade de São João do Rio do Peixe -PB, e observações da sala de aula, que nos serviram de subsidio para melhor compreender a visão de educandos acerca da temática; considerando a fala durante a entrevista e a ação cotidiana na escol. O referencial teórico foi construído a partir de leituras de autores que desenvolvem trabalhos relacionados a Educação Ambiental como: Souza (2002); Carvalho (2006); Vianna (1994) dentre outros. Esta pesquisa esta dividida em três capítulos sendo o primeiro abordaremos a Relação entre a natureza e o homem, na sequencia seguiremos discutindo sobre A importância da educação ambiental no desenvolvimento pleno dos alunos, para finalizar apresentaremos Analise dos dados coletados, Os dados coletados nos permitiram algumas considerações: necessidade de mudança de postura por parte de professores e alunos voltada para a ética ambiental, pois cabe-nos refletir acerca de nossas ações diante da realidade em que estamos inseridos para que a mudança de postura seja verdadeiramente efetivada. Foi possível concluirmos que os educandos estão alheios aos temas relacionados o meio ambiente, uma vez que os mesmos não compreendem sobre os temas relacionados a Educação Ambiental e sobre a ação que o homem exerce sobre a natureza ocasionando problemas ambientais. Sendo assim faz-se necessário que os professores reflitam sobre a sua pratica educativa e passe a inserir metodologias voltadas para o desenvolvimento da ética ambiental dos educandos.
Abstract: This research discusses environmental problems experienced everyday. In many cases we do not understand the causes of several catastrophic events, which has caused the fury of nature and which in the vast majority are caused by people who practice carelessness with the environment to which they are inserted. Thus, this research aims to identify which factors contribute to the environmental imbalance and understand what students in the 4th year of Education Fundamental understand about the environment. As a collection instrument of data we used the semi-structured interview, with five students from a municipal public school in the city of São João do Rio do Peixe -PB, and classroom observations, which served as a subsidy for better understand the view of students on the theme; considering speech during the interview and daily action in school. The theoretical framework was constructed from readings by authors who develop works related to Environmental Education such as: Souza (2002); Carvalho (2006); Vianna (1994) among others. This research is divided into three chapters the first, we will address the relationship between nature and man, in sequence we will continue discussing about The importance of environmental education in the full development of students, to conclude we will present Analysis of the data collected, the data collected allowed us to some considerations: need for a change of posture on the part of teachers and students focused on environmental ethics, as it is up to us to reflect on our actions before the reality in which we are inserted so that the change of posture is truly effective. It was possible to conclude that the students are oblivious to issues related to the environment, since that they do not understand about issues related to Education And on the action that man exerts on nature causing environmental problems. Therefore, it is necessary that teachers reflect on their educational practice and start inserting methodologies aimed at for the development of the students' environmental ethics.
Keywords: Educação ambiental
Ensino fundamental
Natureza e meio ambiente
Desequilíbrio ambiental - entendimentos dos alunos
environmental education
Elementary School
Nature and environment
Environmental imbalance - students' understandings
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13525
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARUILZA CAMILO DA SILVA VIEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaruilza Camilo da Silva Vieira. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.