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Title: A relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança.
Other Titles: The relationship between play and the child's cognitive development.
???metadata.dc.creator???: CARVALHO, Michelle Liliane da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Jogos e brincadeiras;Desenvolvimento cognitivo infantil;Educação infantil;Aprendizagem através de jogos;Games and games;Child cognitive development;child education;Learning through games
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARVALHO, Michelle Liliane da Silva. A relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança. 2010. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo explanar a relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança. Tendo em vista a colaboração do lúdico para a criança, o trabalho inicia-se com uma breve discussão sobre o brincar e suas contribuições, abordando a importância do ato de brincar, o mundo ilusório da criança e o brincar na escola. Também traz uma breve abordagem sobre as contribuições de Vygotsky a despeito do processo de desenvolvimento da criança, como também a reconhecimento do brincar para o mesmo. Deste modo, salienta-se destacar também o brincar enquanto influenciador da aprendizagem, algumas praticas observadas e alguns posicionamentos de educandos sobre o brincar. A pesquisa relata também as experiencias vivenciadas do Estagio Supervisionado em Docência onde o brincar esteve presente enquanto ferramenta fundamental na pratica de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento coleta de dados entrevistas, observação e fontes documentais, tais como Diário de Campo e Portfolio. Conclui-se assim que o brincar e indispensável para a criança em todas as etapas de sua vida, e pode ser considerado também um grande aliado do professor enquanto influenciador no processo de ensino aprendizagem.
Abstract: This work aims to explain the relationship between play and the child's cognitive development. In view of the collaboration of the ludic for the child, the work begins with a brief discussion about playing and its contributions, addressing the importance of the act of playing, the child's illusory world and playing at school. It also provides a brief overview of the contributions of Vygotsky despite the child's developmental process, as well as the recognition of playing for the same. In this way, it is worth mentioning also the playing while influencing learning, some observed practices and some students' positions on playing. The research also reports experiences of the Supervised Internship in Teaching where playing has been present as a fundamental tool in teaching practice. It is a qualitative research, which used interviews as a data collection instrument, observation and documentary sources, such as Diário de Campo and Portfolio. Concludes so play is indispensable for children at all stages of their lives, and can also be considered a great ally of the teacher as an influencer in the teaching-learning process.
Keywords: Jogos e brincadeiras
Desenvolvimento cognitivo infantil
Educação infantil
Aprendizagem através de jogos
Games and games
Child cognitive development
child education
Learning through games
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13526
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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