Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoA indisciplina desde os antepassados vem gerando dificuldades no contexto escolar. Esse fenômeno vem se agravando de tal forma que nem a escola nem a família conseguem mais solucionar o problema. A indisciplina escolar e caracterizada de diversas formas, porem as ideias acerca desse tema estão longe de se chegar a um determinado consenso. O presente trabalho propõe discutir um breve histórico do fenômeno indisciplina, mostrando como o comportamento indisciplinado era visto e como se tentava solucionar, também vem nos mostrar a indisciplina na atualidade, o que mudou ou o que continua como antigamente, suas causas e características que provocam a indisciplina. Desse modo, objetiva-se analisar qual o papel fundamental da escola e da família dentro do âmbito escolar, procurando formular e discutir estrategias para que se possa trabalhar com os alunos de forma clara. Apresenta também, as vivencias do Estagio Supervisionado em Decência, onde a utilização do lúdico foi de suma importância para o ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter explicativo com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, a observação e fontes documentais constituídas por um Portfolio com os pianos de aula e as atividades desenvolvidas durante o estagio e um Diário de Campo com os registros das aulas. Conclui-se que deve haver uma aproximação maior entre a escola e a família, visando um trabalho integrado. não apenas discutindo as dificuldades enfrentadas no contexto escolar a partir da indisciplina, mas construir praticas pedagógicas novas que levem em conta as características do fenômeno tentando achar soluções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleIndisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractIndiscipline since the ancestors has been generating difficulties in the school context. That phenomenon is worsening in such a way that neither the school nor the family can solve the problem. School indiscipline is characterized in several ways, but ideas on this topic are far from reaching a certain consensus. The gift work proposes to discuss a brief history of the indiscipline phenomenon, showing how the undisciplined behavior was seen and as it was tried to solve, it also comes in the to show indiscipline today, what has changed or what continues as before, its causes and characteristics that cause indiscipline. Thus, the objective is to analyze what the fundamental role of the school and the family within the school environment, seeking to formulate and discuss strategies so that you can work with students clearly. Features also, the experiences of the Supervised Internship in Decency, where the use of playfulness was of paramount importance for teaching and learning. It is a research of character explanatory with qualitative approach, which used as instruments of data collection the semi-structured interview, observation and documentary sources constituted by a Portfolio with the class pianos and the activities developed during the internship and a Field Diary with the class records. We conclude that there must be a closer relationship between the school and the family, aiming at integrated work. not only discussing the difficulties faced in the school context based on indiscipline, but building new pedagogical practices that take into account the characteristics of the phenomenon while trying to find solutions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13527-
dc.date.accessioned2020-07-24T20:40:00Z-
dc.date.available2020-07-24-
dc.date.available2020-07-24T20:40:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCondutas violentaspt_BR
dc.subjectAluno indisciplinado - causas e consequênciaspt_BR
dc.subjectSchool indisciplinept_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectViolent conductpt_BR
dc.subjectUndisciplined student - causes and consequencespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Miqueline Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool indiscipline: causes and consequences of school indiscipline in early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Miqueline Gomes de. Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIQUELINE GOMES DE LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMiqueline Gomes de Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 3.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.