Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13533
Title: A literatura infantil e a formação do leitor: contribuições para o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva dos educandos.
Other Titles: Children's literature and the formation of the reader: contributions to the development of the critical-reflexive capacity of students.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Maria Sarmento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Hercília Maria.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREEIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Literatura infantil;Formação do leitor;Prática de leitura na escola;Leitura como prática;Children's literature;Reader training;Reading practice at school;Reading as practice
Issue Date: 26-Oct-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Maria Sarmento. A literatura infantil e a formação do leitor: contribuições para o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva dos educandos. 2012. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: A monografia intitulada "A Literatura Infantil e a formação do leitor: contribuições para o desenvolvimento da capacidade critico-reflexiva dos educandos", tem por objeto de estudo a literatura infantil no processo de letramento das crianças. Acredita-se que pelas especificidades da literatura, sobretudo pela junção imaginário-realidade, e mediação das experiências literárias, as crianças ampliam escutas, leituras e interpretações que contribuem para o desenvolvimento da criticidade e reflexividade, sejam estas mediações efetivadas pelo(a) professor(a) ou pela própria criança ao estabelecer contatos com as historias e livros. Tendo em vista estas considerações, a pesquisa norteia-se pela seguinte indagação: "Quais contribuições a literatura infantil oferece a formação do leitor no sentido de desenvolver a capacidade critico-reflexiva dos educandos?". Guiada pela questão, a investigação objetivo analisar o desenvolvimento da leitura por meio da literatura infantil na sala de aula como auxilio a formação do leitor critico-reflexivo. Para tal feito, se constitui um "estudo de caso", onde se fizeram necessários procedimentos e instrumentos de pesquisa que conduzissem a analise do fenômeno investigado. Nesse sentido, a pesquisa comporta etapas distintas, quais sejam: revisão de literatura pautada nos estudos da criança/infância, da literatura infantil e do letramento; pesquisa exploratória efetivada na Escola Joao Cartaxo Rolim, situada na cidade Sousa-PB, efetivamente na turma do 4° Ano B, a fim de observação, aplicação de questionários e coleta de dados; e, analise da problemática por meio de procedimentos analíticos estabelecidos entre as fontes da investigação e os referenciais. Assim, o trabalho apresenta-se estruturado em três partes. No primeiro capitulo, contextualiza-se a historia da literatura infantil, associando-a ao surgimento do sentimento de infância e a sua institucionalização na escola. No segundo, aborda-se o ato de ler no espaço escolar e se discutem as politicas de formação de leitores, além de apresentar e contextualizar o locus de investigação. No terceiro, analisam-se os dados coletados na empiria, propondo aproximações entre as fontes fornecidas pelos sujeitos educativos as perspectivas teórico-metodológicas dos autores e materiais consultados. Nas considerações finais, realiza-se uma síntese que se desenvolve em torno das intenções de pesquisa, bem como dos seus achados, em que se constata a relevância da literatura infantil para a formação do leitor critico-reflexivo.
Abstract: The monograph entitled "The Children's Literature and the formation of the reader: contributions to the development of critical and reflective ability of learners" is the object of study children's literature in the literacy process o f children. It is believed that the specifics o f literature, especially by joining imaginary-reality, and mediation of literary experiments, children expand wiretaps, readings and interpretations that contribute to the development of criticality and reflexivity, these mediations are effected by(a) teacher(a) or by the child to establish contacts with the stories and books. In view of these considerations, the research is guided by the following question: "What contributions to children's literature offers the reader the training to develop the ability o f critical and reflective learners?". Guided by the question, the research aims to analyze the development of reading through children's literature in the classroom as a training aid the reader's critical and reflective. For this feat, constitutes a "case study" where were necessary procedures and research instruments that would lead to analyzing the phenomenon investigated. In this sense, the research involves distinct steps, namely: literature review guided the child studies/childhood, children's literature and literacy; exploratory research carried School John Cartaxo Rolim, located in the city Sousa PBeffectively in the classroom 4th Year B, to observation, questionnaires and data collection, and analysis of the problems through analytical procedures established between research sources and references. Thus, the paper presents structured in three parts. The first chapter contextualizes the history o f children's literature, linking it to the emergence o f feeling of childhood and its institutionalization in school. In the second, it approaches the act o f reading in the school environment and policies are discussed training o f readers, besides presenting and contextualizing the locus of research. In the third, we analyze the data collected in empiricism, suggesting similarities between the fonts provided by the educational subject to theoretical and methodological perspectives of the authors and materials consulted. In the final, realized a synthesis that develops around the intentions o f research and its findings, as it notes the importance of children's literature for the formation o f critical and reflective reader.
Keywords: Literatura infantil
Formação do leitor
Prática de leitura na escola
Leitura como prática
Children's literature
Reader training
Reading practice at school
Reading as practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13533
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA SARMENTO SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfMaria Sarmento Soares. Monografia Pedagogia. CFP 2012.3.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.