Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13534
Title: A experiência da Escola Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira com à educação inclusiva: ênfase na atuação docente.
Other Titles: The experience of the Escola de Educação Especial Integrada Geny Ferreira with inclusive education: emphasis on teaching.
???metadata.dc.creator???: DUARTE, Drielly Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIDEIRA, Piedade Lino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Educação inclusiva;Educação especial integrada;Formação docente - pessoas deficientes;Inclusive education;Integrated special education;Teacher training - disabled people
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUARTE, Drielly Ferreira. A experiência da Escola Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira com à educação inclusiva: ênfase na atuação docente. 2013. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa intitulado: A Experiência da Escola Centra de Educação Especial Integrada Geny Ferreira com a Educaçã Inclusiva: com ênfase na atuação docente, tem como objetivo geral: Identificar e analisar as percepções, desafios e vivências de dois professores da rede filantrópica da cidade de Sousa-PB sobre o processo de inclusão escolar. E como objetivos específicos: identificar o processo de inclusão no contexto histórico e os aspectos legais que asseguram a educação inclusiva, conhecer a importância da formação inicial e continuada de professores na ótica inclusiva, por fim conhecer as concepções docente acerca da inclusão de deficientes em suas salas de aula na cidade de Sousa-PB. No que se refere a Metodologia, e de natureza qualitativa e segue princípios do estudo de caso. Para a coleta de dados utilizei a observação e entrevista com duas professoras da sala de "adaptação" e do segundo ano do Ensino Fundamental do Centra de Educação Especial Integrada Geny Ferreira, na cidade de Sousa - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras participam de cursos de capacitação, mas não se sentem totalmente habilitadas para lidar com tantas diversidades. Pois a própria instituição e as políticas públicas de incluso não oferecem apoio adequado a estas no tocante a estrutura física da escola e também no que tange a contratação de profissionais interdisciplinares para ajudar no desenvolvimento cognitivo e motor dos envolvidos. Mesmo assim, a instituição supera as expectativas de inclusão na região, possuindo credibilidade, aceitação e a população local tem esperança na ampliação da educação inclusiva em Sousa, apesar de nem todos os professores da referida escola abraçarem essa causa
Abstract: This research work entitled: The Experience of the School Center of Integrated Special Education Geny Ferreira with to the Inclusive Education: with emphasis in the educational performance, it has as objective identifies the inclusion process in the historical context and the legal aspects that you/they assure the inclusive education, to know the importance of the teachers' initial and continuous formation in the inclusive optics, finally to know the conceptions teacher concerning the inclusion of deficient in their classrooms in the city of Sousa-PB. In what it refers to the Methodology, it is of qualitative nature and it follows beginnings of the case study. For the collection of data I used the observation and interview with two teachers of the "adaptation" room and of the second year of the Fundamental Teaching of the Center of Integrated Special Education Geny Ferreira, in the city of Sousa - PB. In relation to the results, the investigation revealed that the teachers participate in training courses, but if they don't totally sit down qualified to work with so many diversities. Because the own institution and the public politics of inclusion don't offer appropriate support the these concerning physical structure of the school and also with respect to interdisciplinary professionals' recruiting to help in the development cognitive motor of those involved. Even so, the institution overcomes the inclusion expectations in the area, possessing credibility, acceptance and the local population has hope in the enlargement of the inclusive education in Sousa, in spite of nor all of the teachers of the referred school hug that cause.
Keywords: Educação inclusiva
Educação especial integrada
Formação docente - pessoas deficientes
Inclusive education
Integrated special education
Teacher training - disabled people
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13534
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DRIELLY FERREIRA DUARTE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfDrielly Ferreira Duarte. Monografia Pedagogia. CFP 2013.3.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.