Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1SANTIAGO, Stela Maria de Morais.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoA referente monografia analisa a pratica da avaliação educacional no contexto de sala de aula, na formação do educando a partir do processo de ensino e aprendizagem destacando a importância do processo avaliativo na educação bem como acompanhando o desenvolvimento do saber na aquisição e na capacidade do discente a partir da construção do conhecimento. Assim, o objetivo do trabalho e oferecer contribuições para o entendimento da importância da avaliação, desde os anos iniciais, utilizando a avaliação educacional como meio de estimular os professores a fazer desta prática como algo significativo e não cansativo. Para alcançar este objetivo, a pesquisa se efetivou por meio de um "estudo de caso" em que foram utilizados procedimentos e instrumentos de coleta de dados, dentre esses a observação e as entrevistas aos sujeitos educativos das séries iniciais do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Santa Helena PB. Desse modo, a monografia apresenta-se dividida em três capítulos, na qual contextualiza seus principais conceitos e concepções de modo a contribuir para a pratica do professor em sala de aula, bem como possibilitando para a melhor construção do conhecimento de seus alunos, na medida em que, de modo os docentes da escola acima citada concebem e praticam a avaliação educacional nas series iniciais dos alunos do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAvaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe accompanying monograph examines the practice of educational evaluation in the context of the classroom in elementary education from the process of teaching and learning highlighting the importance of the evaluation process in education as well as tracking the development of knowledge acquisition and ability of the student from the construction of knowledge. Thus the a im of this work is to provide contributions to the understanding of the importance of evaluation, since the early years, using the educational evaluation as a means of stimulating teachers to do this practice as something meaningful and not tiring. To accomplish this, the research was effected through a "case study" in which procedures and instruments were used for data collection, among others, the observation and interviews the subjects of educational series of elementary school School Bulletin Childhood Education and Elementary. Thus, the monograph presents itself divided into three chapters, in which contextualizes its main concepts and ideas to contribute to the practice of the teacher in the classroom, as well as allowing for the construction of better knowledge of their students, as where, so the aforementioned school teachers conceive and practice educational evaluation in the early grades of elementary school students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13535-
dc.date.accessioned2020-07-25T17:41:08Z-
dc.date.available2020-07-25-
dc.date.available2020-07-25T17:41:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectEvaluative practicespt_BR
dc.subjectKnowledge buildingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPARNAIBA, Edna Glaucy Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational evaluation as a mediation system in the teaching and learning process in the initial grades.pt_BR
dc.identifier.citationPARNAIBA, Edna Glaucy Gomes. Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. 2013. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNA GLAUCY GOMES PARNAIBA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfEdna Glaucy Gomes Parnaiba. Monografia Pedagogia. CFP 2013.3.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.