Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BUENO, Maria Ioneida Ramalhho.-
dc.contributor.advisor1IDBUENO, Maria Ioneida Ramalho.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828591425380465pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2MACIEL, Eliane Maria de Menezes.-
dc.description.resumo0 jogo e a brincadeira são considerados importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a interação entre alunos/professores/ alunos. Com esse entendimento encontram-se estudos em todos os níveis do ensino para que se tenha uma compreensão melhor da sua utilidade. Neste sentido, essa pesquisa objetivou investigar como os professores estão utilizando as atividades lúdicas visando levantar dados que possam contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a importância do lúdico na sala de aula e como o jogo e a brincadeira pode e deve ser encarado como um recurso didático pedagógico em duas escolas municipais da Cidade de Poço Dantas/ PB, tendo como suporte teórico autores como: Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008), Lara (2004) entre outros, além dos documentos que normatizam o funcionamento desses níveis de ensino. Para isto utilizou-se uma metodologia qualitativa com o apoio de entrevistas, questionários e observações. Os dados foram analisados de forma a responder o objetivo proposto. Os resultados mostram que apesar das professores compreenderem a importância de trabalhar com o lúdico em sala de aula para o desenvolvimento da criança e do processo ensino aprendizagem, elas afirmam sentir dificuldades ao trabalhar com jogos e brincadeiras por falta de afinidade com as atividades lúdicas ou por falha na formação inicial e continuada. Conclui-se que ha necessidade da promoção de formação continuada na própria escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2013-04-30-
dc.description.abstractThe game and play are considered important strategies for teaching and learning in child education and early years of elementary education, promoting the internal motivation the reasoning the interaction between students / teachers / students. With this understanding are studies in all levels of education in order to have a better understanding of its usefulness. In this sense, this research aimed to investigate how teachers are using the ludic activities aiming to collect data that could contribute to further discussion on the importance of play in the classroom and how the game and play can and should be viewed as a teaching resourceteaching in two public schools of the City of Poco Dantas / PB, with the theoretical support authors as; Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008) , Lara (2004) among others, in addition to documents that regulate the functioning of these levels. For this we used a qualitative methodology with the support of interviews, questionnaires and observations. The data were analyzed in order to meet the objective. The results show that although the teachers understand the importance of working with the ludic in the classroom to children's development and learning process, they argue to have difficulties while working with games and activities for lack of affinity with recreational activities or failure in initial and continuing training. It is concluded that there is need to promote continuing education at the schoolpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536-
dc.date.accessioned2020-07-25T17:55:49Z-
dc.date.available2020-07-25-
dc.date.available2020-07-25T17:55:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducational Psychologypt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMONTEIRO, Francisca Aparecida Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of playfulness in early childhood education and in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationMONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA APARECIDA ALVES MONTEIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfFrancisca Aparecida Alves Monteiro. Monografia Pedagogia. CFP 2013.6.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.