Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537
Title: O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.
Other Titles: The game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Maria Bernadete Silva de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BORBA, Valéria Maria de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Elzanir dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Prática de ensino;Educação infantil;Lúdico;Jogos e brincadeiras - ensino de matemática;Teaching practice;Child education;Ludic;Games and play - teaching math
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma detalhada como a primeira professora citada.
Abstract: This study has as its theme: the game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education. In which we have analyzed the function of the game and plays in teaching mathematics in early childhood education. To operationalize the general objective, specific objectives were established: Identify the importance of games and play activities in the classroom; verifying the design of teachers about working with games and play in early childhood education classes. Regarding the methodology, we performed a qualitative study aimed to analyze the data through the questionnaire, and the participants were three kindergarten teachers who teach in the classrooms for Pre I , Pre IIA and IIB in a school of public municipal school located in the city of Cajazeiras - PB. With regard to the results, the research revealed that teachers understand the importance of working with the playfulness related to mathematics in early childhood education, but only one of the interviewees, is the detailed specification of importance to answer the first question of the questionnaire. The other survey participants also explain, through their answers, but not so detailed as the first teacher quoted.
Keywords: Prática de ensino
Educação infantil
Lúdico
Jogos e brincadeiras - ensino de matemática
Teaching practice
Child education
Ludic
Games and play - teaching math
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA BERNADETE SILVA DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfMaria Bernadete Silva de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2013.2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.