Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BORBA, Valéria Maria de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDBORBA, V. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764023649002251pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.description.resumoEste estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma detalhada como a primeira professora citada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis study has as its theme: the game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education. In which we have analyzed the function of the game and plays in teaching mathematics in early childhood education. To operationalize the general objective, specific objectives were established: Identify the importance of games and play activities in the classroom; verifying the design of teachers about working with games and play in early childhood education classes. Regarding the methodology, we performed a qualitative study aimed to analyze the data through the questionnaire, and the participants were three kindergarten teachers who teach in the classrooms for Pre I , Pre IIA and IIB in a school of public municipal school located in the city of Cajazeiras - PB. With regard to the results, the research revealed that teachers understand the importance of working with the playfulness related to mathematics in early childhood education, but only one of the interviewees, is the detailed specification of importance to answer the first question of the questionnaire. The other survey participants also explain, through their answers, but not so detailed as the first teacher quoted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537-
dc.date.accessioned2020-07-25T18:16:24Z-
dc.date.available2020-07-25-
dc.date.available2020-07-25T18:16:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiras - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectGames and play - teaching mathpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Maria Bernadete Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA BERNADETE SILVA DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfMaria Bernadete Silva de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2013.2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.