Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13545
Title: Defesa da concorrência no Mercosul: uma análise sobre o regime automotivo brasileiro.
Other Titles: Defense of competition in Mercosur: an analysis of the Brazilian automotive regime.
???metadata.dc.creator???: CALISTO, Tiago Franklin Lopes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUIRINO , Marcia Glebyane Maciel.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Monnizia Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rubasmate dos Santos.
Keywords: Direito econômico;Mercosul - concorrência;Defesa da concorrência;Indústria automobilística;Regionalismo econômico;Comércio internacional;Antidumping;Regime automotivo brasileiro;Integração econômica;Área de livre comércio;Tratado de Assunção;Protocolo de Ouro Preto e Olivos;Economic law;Mercosur - competition;Defense of competition;Auto Industry;Economic regionalism;International trade;Anti-dumping;Brazilian automotive regime;Economic integration;Free trade area;Treaty of Asunción;Protocol of Ouro Preto and Olivos
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CALISTO, Tiago Franklin Lopes. Defesa da concorrência no Mercosul: uma análise sobre o regime automotivo brasileiro. 2011. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: A globalização como fenômeno transformador das relações comerciais nas ultimas décadas funcionou como instrumento propulsor do rompimento das barreiras aduaneiras impostas pelas soberanias nacionais. Promovendo assim a organização de uma nova ordem econômica mundial com base no multilateralismo endossando mudanças drásticas na estrutura da concorrência do comercio internacional. Esse cenário repercutiu na liberalização dos mercados nacionais bem como na formação de blocos econômicos regionais que tem supedâneo nas regras multilaterais de comercio, gerenciado pelo GATT e nos dias atuais pela OMC. Dessa nova conjuntura de liberalização comercial surge a necessidade de se estabelecer regras de defesa da concorrência. Que no contexto dos blocos econômicos tais como o Mercosul, contempla um ambiente de tamanha importância para a consolidação do espaço comum, integrado e harmonizado, pois, deve conjugar interesses dos agentes econômicos para proteger a concorrência leal e justa, afastando medidas anti-dumping e medidas compensatórias, restringindo a margem de arbitrariedade de suas ações predatórias. Ha a necessária organização institucional dos países visando as politicas de proteção sem incorrer em penalidades no âmbito da arbitragem internacional. Todo esse contexto e vital para o estudo especifico do problema desta pesquisa, a medida politica, sob certo modo protecionista, implantada pelo Decreto n° 7.567/2011, que majorou a alíquota do IPI sobre automóveis não produzidos no Brasil, com exceção dos fabricados em países do Mercosul e do México. Essa medida, certo modo protege a defesa da concorrência na integração sul-americana, uma vez que excepciona a majoração da alíquota para países que não fazem parte do acordo comercial do Mercosul, fazendo cumprir o Protocolo de Fortaleza, protegendo a industria automobilista sul-americana.
Abstract: Globalization as phenomenon of transformer trade relations in recent decades functioned as na instrument for promoting the breaking of customs barriers imposed by national sovereignty. Thus promoting the organization of a new world economic orderbased on multilateralism endorsing drastic changes in the structure of international trade competition. This scenario reflected in the liberalization of domestic markets as well as the formation of regional economic blocs has footstool in the multilateral trade rules, managed by the GATT and the WTO today. In this new context of trade liberalization there is a nedd to stablish rules to protect competition. That in the context of economic blocs such as Mercosur, includesan enviroment of such importance to the consolidation of common space, integrated and harmonizing therefore must combine the interests of economic agents to protect fair competition and fair, removing the anti-dumping and compensatory measures, restricting the scope for arbitrariness oftheir predation. There are the necessary institucional organization of countries seeking protection policies whithout incurring penalities in international arbitration. All this context is vital to the specific study of the problem of this research, the policy under some what protectionist, established by Decree n° 7.567/2011 that the IPI major on cars not produced in Brazil, except those manufactured in contries Mercosur and Mexico. This measure, a way to protect competition in the defense of South American integration, since the exceptional increase in the rate for countries that are not part of the Mercosur trade agreement, enforcing the Protocol of Fortaleza, protecting the South American industry motorist.
Keywords: Direito econômico
Mercosul - concorrência
Defesa da concorrência
Indústria automobilística
Regionalismo econômico
Comércio internacional
Antidumping
Regime automotivo brasileiro
Integração econômica
Área de livre comércio
Tratado de Assunção
Protocolo de Ouro Preto e Olivos
Economic law
Mercosur - competition
Defense of competition
Auto Industry
Economic regionalism
International trade
Anti-dumping
Brazilian automotive regime
Economic integration
Free trade area
Treaty of Asunción
Protocol of Ouro Preto and Olivos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13545
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TIAGO FRANKLIN LOPES CALISTO - TCC DIREITO 2011..pdfTiago Franklin Lopes Calisto - TCC Direito 2011. 3.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.