Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13558
Title: A responsabilidade civil decorrente da interrupção do fornecimento de energia elétrica em face das normas do código de defesa do consumidor.
Other Titles: Civil liability arising from the interruption of the supply of electricity in view of the rules of the consumer protection code.
???metadata.dc.creator???: PEIXOTO NETO, José Corsino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Eduardo Jorge Pereira de.
Keywords: Código de Defesa do Consumidor;Direitos do consumidor;Responsabilidade Civil;Fornecimento de Energia Elétrica - interrupção;Serviços essenciais – energia elétrica;Concessionária de energia elétrica;Consumer Protection Code;Consumer rights;Civil responsability;Electricity Supply - interruption;Essential services - electricity;Electricity concessionaire
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEIXOTO NETO, José Corsino. A responsabilidade civil decorrente da interrupção do fornecimento de energia elétrica em face das normas do código de defesa do consumidor. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: O Código de Defesa do Consumidor e uma lei de ordem pública e interesse social que atende a um mandamento constitucional e disciplina todas as relações de consumo existentes no nosso pais sejam quem for o fornecedor de produtos ou serviços e o consumidor. No que tange a prestação de serviços públicos, a lei consumerista prescreve uma serie de preceitos a serem observados pelo Estado, ou seus concessionários, quando do fornecimento daquela especie de serviço. Assim, os serviços públicos devem ser prestados de maneira adequada, eficiente, segura e quanto aos essenciais, continua, alem de que devem obedecer a uma politica de racionalização e melhoria para alcançar uma eficaz prestação. O fornecimento de energia elétrica e uma especie de serviço publico considerada essencial a sociedade e por conter esta característica não pode sofrer solução de continuidade, ou seja, não pode, por nenhum motivo, ser interrompido. A interrupção do fornecimento de energia elétrica contraria expressamente a lei de defesa do consumidor constituindo-se, per si, um ato ilegal, inconstitucional e inadmissível. Caso o fornecedor de energia elétrica venha a interromper a prestação deste serviço essencial sera obrigado a restabelecer imediatamente o fornecimento do serviço e a indenizar o consumidor por todos os danos, morais e materiais, decorrentes daquela conduta ilegal. No mais, o ato de interromper a prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica fere o principio da dignidade da pessoa humana, o que assevera o aspecto do ressarcimento integral dos danos sofridos pelo consumidor.
Keywords: Código de Defesa do Consumidor
Direitos do consumidor
Responsabilidade Civil
Fornecimento de Energia Elétrica - interrupção
Serviços essenciais – energia elétrica
Concessionária de energia elétrica
Consumer Protection Code
Consumer rights
Civil responsability
Electricity Supply - interruption
Essential services - electricity
Electricity concessionaire
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13558
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ CORSINO PEIXOTO NETO - TCC DIREITO 2005..pdfJosé Corsino Peixoto Neto - TCC Direito - 2005.2.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.