Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13563
Title: Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.
Other Titles: Environmental education: challenges in the classroom and for the classroom.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Patricia Gonçalves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Educação ambiental;Preservação ambiental;Meio ambiente - ensino e aprendizagem;environmental education;Environmental preservation;Environment - teaching and learning
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Patricia Gonçalves da. Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula. 2010. 28f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivamos com esta monografia expressar nossa preocupação com a questão ambiental, pois se torna urgente compreendermos nossa participação na destruição do meio ambiente e o que devemos fazer para preserva-lo. A partir dessa reflexão na pratica docente elaboramos a seguinte questão norteadora, qual a compreensão de alunos do segundo ano do ensino fundamental I acerca do meio ambiente? E de que maneira poderemos trabalhar a preservação ambiental a partir dessa compreensão? Mediante essas questões elaboramos os objetivos: Analisar a importância da preservação ambiental para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, Investigar qual a compreensão que alunos tem sobre o meio ambiente e Identificar a pratica de alunos em sala de aula com relação a educação ambiental. A monografia esta organizada em três capítulos sendo assim organizada: No primeiro capitulo apresentamos uma discussão teórica voltada para importância da Preservação Ambiental a partir de alguns autores como: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa (2008); Tabanez (1998), dentre outros que subsidiaram a discussão teórica. No segundo capitulo temos o procedimento metodológico no qual destacamos a contextualização do tema, a escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa, os instrumentos para a coleta dos dados: observação da dinâmica de sala de aula e entrevista semi-estruturada com cinco alunos. No terceiro capitulo temos a analise dos dados coletados e a compreensão de alunos acerca da temática abordada. Ao finalizarmos a pesquisa concluímos o quanto e importante que sejam trabalhadas em sala de aula atividades e reflexões voltadas para a preservação do meio ambiente, para além do nosso espaço particular, e que a escola tem grande parcela de contribuição para que benéficas transformações ocorram nas acoes cotidianas de alunos de diferentes idades.
Abstract: We aim with this monograph to express our concern with the issue because it is urgent to understand our participation in the destruction of the environment and what we should do to preserve it. From this reflection on teaching practice we elaborated the following guiding question, which is the understanding of second year students of elementary school I about the environment? Is that how can we work on environmental preservation based on this understanding? Through these questions we elaborate the objectives: To analyze the importance of environmental preservation for elementary school students, Investigate what students understand about the environment and identify the practices of students in the classroom in relation to environmental education. The monograph it is organized in three chapters and is organized as follows: In the first chapter we present a theoretical discussion focused on the importance of Preservation Environmental from some authors such as: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa (2008); Tabanez (1998), among others that supported the theoretical discussion. At the second chapter we have the methodological procedure in which we highlight the contextualization of the theme, the choice of field and research subjects, the instruments for data collection: observation of classroom dynamics and semi-structured interview with five students. In the third chapter we have the analysis of collected data and students' understanding of the topic addressed. To finalizing the research we conclude how important it is to work on classroom activities and reflections aimed at preserving the environment, to beyond our private space, and that the school has a large share of contribution so that beneficial transformations occur in the daily actions of students from different ages.
Keywords: Educação ambiental
Preservação ambiental
Meio ambiente - ensino e aprendizagem
environmental education
Environmental preservation
Environment - teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13563
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA GONÇALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfPatricia Gonçalves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.