Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROGA, R. K. O.
dc.contributor.advisor1SILVA, Eduardo Pordeus.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. P.
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4143818212585527pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Maria dos Remédios de Lima.
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274225735049769pt_BR
dc.contributor.referee2MOREIRA, Kaline Lima de Oliveira.
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8368529992218448pt_BR
dc.description.resumoÉ perceptível que a complexidade das relações entre os indivíduos reverbera, em termos práticos, nos conflitos de interesses. Diante da necessidade de tutela à Dignidade Humana, evoca-se, através da ação dos Estados Democráticos a produção de aparato normativo apto à promoção e a efetivação dos Direitos Humanos. Neste sentido, a pesquisa abordará a problemática da Educação “em” e “para” os Direitos Humanos, singularizando a análise investigativa, no âmbito do CCJS – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Campus de Sousa/PB, almejando- se responder a seguinte pergunta: Como o CCJS - Curso de Direito vem desempenhando o seu papel na promoção dos Direitos Humanos no ensino jurídico ofertado à comunidade estudantil? Para tanto, utilizar-se-á, em seus aspectos metodológicos os métodos dialético, dedutivo e como técnica de pesquisa utilizar-se- á bibliográfica e documental, com o escopo de perquirir os impactos do Ensino Jurídico dos Direitos Humanos em face da formação dos graduandos, destacando as inovações do vigente Plano Pedagógico do Curso (2015). Denota-se, à título de resultados que, o Curso de Direito do CCJS, apesar das dificuldades e desafios emergentes, típicos da Educação Superior, vem, gradualmente, alcançando avanços significativos, quanto à educação em Direitos Humanos, tendo em vista o esforço contínuo do corpo docente, discente e servidores em prol da aplicabilidade das noções teórico aprendidas em classe à vivência concreta destes nas atividades de ensino/pesquisa/extensão e, sobretudo, na prestação do atendimento gratuito à comunidade no Núcleo de Prática Jurídica. Do exposto, constata-se que a formação humanista do futuro profissional do Direito, a partir da oferta da disciplina e, consequente, da prática de seus postulados na academia, impulsionará uma atuação nas carreiras forenses de forma mais consciente, destemida e em consonância com à busca pela concretização dos Direitos Humanos, coibindo injustiças na sociedade pós-moderna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.titleImpactos do ensino jurídico em e para os direitos humanos no CCJS em face da formação profissional na contemporaneidade.pt_BR
dc.date.issued2019-11-27
dc.description.abstractin practical terms in conflicts of interest. Faced with the need to protect the Human Dignity, through the action of the Democratic States is evoked the production of normative apparatus capable of promotion and the realization of Human Rights. In this sense, the research will address the issue of Education "in" and "for" Human Rights, singularizing the investigative analysis, within the scope of the CCJS - Center for Legal and Social Sciences, Campus de Sousa / PB, aiming to answer the following Question: How is the CCJS Law Course playing its role in promoting Human Rights in the legal education offered to the student community? For such, the dialectical, deductive methods will be used in its methodological aspects and as a research technique it will be used bibliographic and documentary, with the scope of investigating the impacts of the Legal Teaching of the Human Rights in the face of the formation of the undergraduates, highlighting the innovations of the current Pedagogical Plan of the Course (2015). As a result, the CCJS Law Course, despite the emerging difficulties and challenges typical of Higher Education, is gradually achieving significant advances in human rights education, in view of the ongoing effort from the faculty, students and servants in favor of the applicability of the theoretical notions learned in class to their concrete experience in teaching / research / extension activities and, above all, in providing free service to the community in the Legal Practice Center. From the above, it can be seen that the humanist formation of the future professional of law, from the offer of discipline and, consequently, the practice of their postulates in the academy, will drive a performance in forensic careers more consciously, fearlessly and in line with the pursuit of the realization of human rights, curbing injustices in postmodern society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13568
dc.date.accessioned2020-07-27T21:47:41Z
dc.date.available2020-11-27
dc.date.available2020-07-27T21:47:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROGA, Raimunda Karen Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImpacts of legal education in and for human rights at CCJS in the face of contemporary professional training.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROGA, Raimunda Karen Oliveira. Impactos do ensino jurídico em e para os direitos humanos no CCJS em face da formação profissional na contemporaneidade. 2019. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB - Brasil 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIMUNDA KAREN OLIVEIRA QUEIROGA TCC 2019.pdf660.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.