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Title: Estresse ocupacional em profissionais da saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Other Titles: Occupational stress in health professionals from the Mobile Emergency Care Service.
???metadata.dc.creator???: RAMALHO, Pâmela Peronico Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ADRIANO, Maria Soraya Pereira Franco.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: ALMEIDA, Mônica Rafaela de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.
Keywords: Serviço de Atendimento Móvel - estresse no trabalho;Estresse ocupacional;Saúde do trabalhador;Mobile Answering Service - Stress at Work;Occupational Stress;Worker's Health
Issue Date: 1-Jul-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMALHO, Pâmela Peronico Leite. Estresse ocupacional em profissionais da saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 2011. 56f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: As transformações que estão ocorrendo no cotidiano dos trabalhadores, ao longo do tempo, vem desenhando um novo modo de vida e definindo diferentes padrões de saúde-doença. Diversas pesquisas tem apontado que o estresse ocupacional e uma doença decorrente das atividades laborais e que acomete, com maior frequência, os trabalhadores da saúde, trazendo prejuízos, não só a saúde desses profissionais, como também a qualidade da assistência prestada pelos mesmos. Mediante o exposto, essa pesquisa teve como objetivo geral avaliar o nível de estresse nos profissionais da saúde que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Cajazeiras-PB, bem como identificar as fases do estresse em que esses profissionais se encontram, alem de verificar a frequência dos sintomas físicos e apresentar a incidência dos sintomas psicológicos do estresse nesses trabalhadores. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados apos aprovação no Comité de Ética em Pesquisa. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário sócio-demográfico e o Inventario de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. Participaram da pesquisa vinte e quatro profissionais, sendo quatro médicos, oito enfermeiros e doze técnicos de enfermagem, com idade variando de 20 a 50 anos. As informações do questionário sócio-demográfico foram computadas através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, na versão 18.0). E os dados do Inventario de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp foram avaliados e interpretados por uma Psicologa. A analise dos dados evidenciou que 16,7% dos profissionais apresentam estresse, encontrando-se todos na Fase de Resistência, com ocorrência predominante de sintomas físicos e psicológicos (12,5%), apresentados concomitantemente. Apesar do pequeno numero de profissionais que apresentou estresse, estes dados são preocupantes, pelo fato de se tratar de um serviço recente e que apresenta pouca demanda de ocorrências. Alem disso, esses profissionais estressados já estão sob ação do estresse ha algum tempo, o que significa que podem evoluir para as demais fases do estresse, caso não sejam adotadas as medidas adequadas para erradicar ou minimizar os agentes estressores. Portanto, faz-se necessária a adoção de programas de intervenção, pela instituição, de modo a favorecer estrategias de enfrentamento do estresse, com o intuito de promover qualidade de vida no trabalho.
Abstract: The transformations that are occurring in everyday life of workers, over time, are designing a new way of life and setting different standards of health and disease. Several research have shown that stress is an occupational disease arising from work activities, which involves, more often, health workers, causing losses not only of health professionals, but also the quality of care provided by them. By the above, this research aimed to assess the overall level of stress in health professionals working in the Service of Mobile Emergency Care of Cajazeiras-PB, as well as identify the stress phase in which these practitioners are, and check the frequency of physical symptoms and present the incidence of psychological symptoms of stress among workers of the institution. It is a descriptive, cross-sectional quantitative approach. Data were collected after approval by the Ethics Committee in Research. The data collection used a sociodemographic questionnaire and the Stress Symptom Inventory for Adults Lipp. Participated in the survey twenty-four professionals, four doctors, eight nurses and nursing technicians twelve, ranging in age from 20 to 50 years. The information of the socio-demographic questionnaire were computed using the software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, version 18.0). And the records of Stress Symptoms Inventory for Adults Lipp were evaluated and interpreted by a psychologist. Data analysis showed that 16.7% of the training has stress, all of them being in the resistance phase, with the predominant occurrence of physical and psychological symptoms (12.5%) presented simultaneously. Despite the small number of professionals who had stress, these data are disturbing, because it is a recent service and that has little demand occurrences. In addition, these professionals are already stressed by the action of stress for some time, which means they can evolve into other phases of stress, i f not taken appropriate measures to eradicate or minimize stressors. Therefore, it is necessary to adopt intervention programs, by institution, so as to promote strategies for coping with stress, with the aim of promoting quality of life at work.
Keywords: Serviço de Atendimento Móvel - estresse no trabalho
Estresse ocupacional
Saúde do trabalhador
Mobile Answering Service - Stress at Work
Occupational Stress
Worker's Health
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13577
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