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dc.creator.IDFERREIRA JÚNIOR, J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3587556735419259pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9483143620752293pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA , Roberto Veras de.-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO , Celso Gestemeier.-
dc.contributor.referee3SILVA , Marcelo Saturnino da.-
dc.contributor.referee4ADILSON FILHO , José.-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi investigar como, em Serra Talhada e em Triunfo, cidades da Mesorregião do Sertão Pernambucano, Microrregião do Pajeú, verifica-se o uso da memória lampiônica pelos produtores culturais e, no referente a esse uso, como são construídos os discursos desses atores sociais. Procedeu-se investigação bibliográfica. Foram examinadas obras diversificadas que tratam do assunto memória e mercadorização da memória. Também foram consultadas literaturas que circulam no âmbito regional, cujos autores são produtores culturais serratalhadenses e triunfenses e ex-soldados de volantes. Concernente à teoria empregada, buscou-se embasamento no discurso weberiano da ação social, mais especificamente, a que busca uma finalidade específica. Somado a essa incursão bibliográfica, também foram feitas entrevistas, tendo como instrumento de obtenção de dados o questionário semi-estruturado. Os conteúdos dos discursos dos sujeitos entrevistados foram analisados e utilizados na construção do texto que compõe esta tese. Como resultados, percebeu-se, de fato, a existência de disputa pela memória citada e, em decorrência de tal procedimento, a constatação de que, embora a intencionalidade seja a mesma, verifica-se a utilização de estratégias diferentes para se obter benefício da memória em questão. Enquanto em Serra Talhada a memória lampiônica é diretamente mercadejada, satisfazendo uma demanda turística, em Triunfo, seu uso se faz quando é agregada aos atrativos da cidade, ou seja, no espaço triunfense, a memória de Lampião funciona como elemento agregador de valor àquilo que a cidade, por si só, já oferece ao turista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleSerra Talhada x Triunfo: a disputa da memória de Lampião no médio Pajeú pernambucano.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate how, Serra Talhada and Triunfo , the cities of Meso Hinterland Pernambucano microrregion the Pajeú, there is the use of memory lampiônica by cultural producers, and in respect of such use , how they are constructed discourses these social actors. Proceeded bibliographic research . Diversified works dealing with the subject memory and commodification of memory were examined. Literatures circulating regionally, whose authors are serratalhadenses cultural producers and triunfenses and former soldiers flywheels were also consulted. Concerning the theory employed, we sought grounding in the Weberian discourse of social action, more specifically, to search a particular purpose. Added to this literature raid, interviews were also carried out, and as a tool for obtaining data semi - structured questionnaire. The contents of the interviews subjects were analyzed and used in the construction of the text that makes up this thesis. As a result, it was realized, in fact, the existence of the dispute quoted memory and, as a result of such a procedure, the finding that, although the intention is the same, the use of different strategies it appears to give the benefit of the memory in question. While in Serra Talhada hewn lampiônica the memory is directly marketed, satisfying a demand for tourism, in Triunfo its use becomes attractive when it is aggregated to the city , or in triunfense space, memory of Lampião works as aggregator element value to what the city itself already offers the touristpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1361-
dc.date.accessioned2018-08-06T15:07:04Z-
dc.date.available2018-08-06-
dc.date.available2018-08-06T15:07:04Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectLampiãopt_BR
dc.subjectMemória Lampiônicapt_BR
dc.subjectDisputapt_BR
dc.subjectProdutores Culturaispt_BR
dc.subjectMercadorizaçãopt_BR
dc.subjectLampiônica Memorypt_BR
dc.subjectContentionpt_BR
dc.subjectCultural Producerspt_BR
dc.subjectCommodificationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA JÚNIOR, José.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA JÚNIOR, J. Serra Talhada x Triunfo: a disputa da memória de Lampião no médio Pajeú pernambucano. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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JOSÉ FERREIRA JÚNIOR - TESE (PPGCS) 2014.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open


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