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Title: Serra Talhada x Triunfo: a disputa da memória de Lampião no médio Pajeú pernambucano.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA JÚNIOR, José.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Roberto Veras de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Celso Gestemeier.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Marcelo Saturnino da.
???metadata.dc.contributor.referee4???: ADILSON FILHO, José.
Keywords: Lampião;Memória Lampiônica;Disputa;Produtores Culturais;Mercadorização;Lampiônica Memory;Contention;Cultural Producers;Commodification
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA JÚNIOR, J. Serra Talhada x Triunfo: a disputa da memória de Lampião no médio Pajeú pernambucano. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1361
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi investigar como, em Serra Talhada e em Triunfo, cidades da Mesorregião do Sertão Pernambucano, Microrregião do Pajeú, verifica-se o uso da memória lampiônica pelos produtores culturais e, no referente a esse uso, como são construídos os discursos desses atores sociais. Procedeu-se investigação bibliográfica. Foram examinadas obras diversificadas que tratam do assunto memória e mercadorização da memória. Também foram consultadas literaturas que circulam no âmbito regional, cujos autores são produtores culturais serratalhadenses e triunfenses e ex-soldados de volantes. Concernente à teoria empregada, buscou-se embasamento no discurso weberiano da ação social, mais especificamente, a que busca uma finalidade específica. Somado a essa incursão bibliográfica, também foram feitas entrevistas, tendo como instrumento de obtenção de dados o questionário semi-estruturado. Os conteúdos dos discursos dos sujeitos entrevistados foram analisados e utilizados na construção do texto que compõe esta tese. Como resultados, percebeu-se, de fato, a existência de disputa pela memória citada e, em decorrência de tal procedimento, a constatação de que, embora a intencionalidade seja a mesma, verifica-se a utilização de estratégias diferentes para se obter benefício da memória em questão. Enquanto em Serra Talhada a memória lampiônica é diretamente mercadejada, satisfazendo uma demanda turística, em Triunfo, seu uso se faz quando é agregada aos atrativos da cidade, ou seja, no espaço triunfense, a memória de Lampião funciona como elemento agregador de valor àquilo que a cidade, por si só, já oferece ao turista.
Abstract: The objective of this research was to investigate how, Serra Talhada and Triunfo, the cities of Meso Hinterland Pernambucano microrregion the Pajeú, there is the use of memory lampiônica by cultural producers, and in respect of such use , how they are constructed discourses these social actors. Proceeded bibliographic research . Diversified works dealing with the subject memory and commodification of memory were examined. Literatures circulating regionally, whose authors are serratalhadenses cultural producers and triunfenses and former soldiers flywheels were also consulted. Concerning the theory employed, we sought grounding in the Weberian discourse of social action, more specifically, to search a particular purpose. Added to this literature raid, interviews were also carried out, and as a tool for obtaining data semi - structured questionnaire. The contents of the interviews subjects were analyzed and used in the construction of the text that makes up this thesis. As a result, it was realized, in fact, the existence of the dispute quoted memory and, as a result of such a procedure, the finding that, although the intention is the same, the use of different strategies it appears to give the benefit of the memory in question. While in Serra Talhada hewn lampiônica the memory is directly marketed, satisfying a demand for tourism, in Triunfo its use becomes attractive when it is aggregated to the city , or in triunfense space, memory of Lampião works as aggregator element value to what the city itself already offers the tourist
Keywords: Lampião
Memória Lampiônica
Disputa
Produtores Culturais
Mercadorização
Lampiônica Memory
Contention
Cultural Producers
Commodification
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1361
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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