Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13627
Title: O sentido de brincar para crianças do 2° ano do Ensino Fundamental.
Other Titles: The meaning of playing for children in the 2nd year of Education Fundamental.
???metadata.dc.creator???: MENDES, Renata Vieira Pedrosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Atividades lúdicas;Jogos e brincadeiras;Educação infantil;Playful activities;Games and games;child education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENDES, Renata Vieira Pedrosa. O sentido de brincar para crianças do 2° ano do Ensino Fundamental. 2010. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia discute a importância do brincar para alunos do 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Publica da cidade de Carrapateira/PB. Para a delimitativo desta pesquisa elaboramos a seguinte questão norteadora: como a brincadeira influencia a aprendizagem das crianças? E para responder delineamos os objetivos: propor brincadeiras que estimulem a criatividade e aprendizagem escolar das crianças; analisar experiencias de ensino- aprendizagem a partir da brincadeira e refletir o sentido atribuído pelas crianças quando brincam. Para a elaboração do referencial teórico tivemos como base os estudos relacionados ao lúdico na Educação Infantil a partir das leituras de: Campos (2007), Dohme (2003); Friedmann (2006); Maluf (2007); Velasco (1996), dentre outros. A pesquisa foi realizada através de observações da pratica docente em sala de aula e através de entrevista semi estruturada. A monografia esta dividida em três capítulos: no primeiro apresentamos a discussão teórica voltada para a construção do espargo lúdico, da brincadeira como recurso de desenvolvimento e criatividade e do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem a partir dos jogos e brincadeiras. No segundo capitulo apresentamos o procedimento Metodológico e por ultimo temos a Analise dos dados coletados que nos fez perceber a importância dos jogos e brincadeiras a partir das falas das crianças participantes desta pesquisa. Por fim, concluímos que esta pesquisa nos possibilitou ampliar nosso olhar com relação as brincadeiras desenvolvidas pelas crianças, tanto na escola, quanto fora dela e a possibilidade de enxergarmos as brincadeiras em grupo como algo fundamental para o desenvolvimento pessoal e coletivo de cada participante.
Abstract: This monograph discusses the importance of playing for 2nd year students Elementary School of a Public School in the city of Carrapateira / PB. To the delimitation of this research we elaborated the following guiding question: how the does play influence children's learning? And to answer we outline the objectives: to propose games that stimulate creativity and children's school learning; analyze teaching- learning from play and reflecting the meaning attributed by children when they play. For the elaboration of the theoretical framework we had as basis the studies related to playfulness in Early Childhood Education from the readings of: Campos (2007), Dohme (2003); Friedmann (2006); Maluf (2007); Velasco (1996), among others. The research was carried out through observations of the teaching practice in the classroom and through semi-structured interviews. The monograph is divided into three chapters: in the first one we present the theoretical discussion for the construction of playful asparagus, play as a development resource and creativity and the teacher as a mediator of the teaching-learning process from the games and games. In the second chapter we present the Methodological procedure and lastly we have the analysis of the collected data that made us realize the importance of games and games based on the speeches of the children participating in this research. Finally, we conclude that this research allowed us to broaden our view regarding the games developed by children, both at school and outside, and the possibility of seeing group play as fundamental for the personal and collective development of each participant.
Keywords: Atividades lúdicas
Jogos e brincadeiras
Educação infantil
Playful activities
Games and games
child education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13627
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA VIEIRA PEDROSA MENDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfRenata Vieira Pedrosa Mendes. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.