Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13628
Title: As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.
Other Titles: Play in child development and learning.
???metadata.dc.creator???: ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Brincadeiras - método de instrução;Criança e brincadeiras;Jogos - processo ensino aprendizagem;Desenvolvimento infantil;Educação infantil;Play - instruction method;Child and play;Games - teaching learning process;Child development;child education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro. As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: 0 presente trabalho monográfico teve como objetivo primeiramente conhecer um pouco sobre o desenvolvimento e a aprendizagem que as brincadeiras proporcionam na infância, em seguida analisar posicionamento dos educandos no momento de estudar brincando. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 38 alunos do 4° ano do ensino fundamental I . Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação, entrevista, aula - teste, documento de memoria e pianos de aula. As aulas com brincadeiras e jogos retamente chamam muito a atenção das crianças, no estagio tudo ficou comprovado, os educandos ficam mais sensíveis a aprendizagem. Pode-se concluir que desde o nascimento das brincadeiras, as mesmas proporcionam um bom desenvolvimento e uma aprendizagem fantástica, mas infelizmente muitas crianças ainda não absorveram a ideia de ter as brincadeiras e os jogos como instrumento de conhecimento.
Abstract: The purpose of this monographic work was to first get to know a little on the development and learning that play provides in childhood, then analyze the students' positioning when studying playing. The same was done at the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental Vitoria Bezerra, located in the city of Cajazeiras PB, with a class of 38 4th year students of elementary school I. They were used as instruments of data collection: observation, interview, lecture - test, memory document and pianos of class. The classes with games and games rightly attract the attention of in the internship everything was proven, the students are more sensitive to learning. It can be concluded that since the birth of the games, the same provide good development and fantastic learning, but unfortunately many children have not yet absorbed the idea of ​​having games and games as an instrument of knowledge.
Keywords: Brincadeiras - método de instrução
Criança e brincadeiras
Jogos - processo ensino aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
Play - instruction method
Child and play
Games - teaching learning process
Child development
child education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13628
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RISOLANGIA RIBEIRO ALEXANDRE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfRisolangia Ribeiro Alexandre. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.