Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumo0 presente trabalho monográfico teve como objetivo primeiramente conhecer um pouco sobre o desenvolvimento e a aprendizagem que as brincadeiras proporcionam na infância, em seguida analisar posicionamento dos educandos no momento de estudar brincando. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 38 alunos do 4° ano do ensino fundamental I . Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação, entrevista, aula - teste, documento de memoria e pianos de aula. As aulas com brincadeiras e jogos retamente chamam muito a atenção das crianças, no estagio tudo ficou comprovado, os educandos ficam mais sensíveis a aprendizagem. Pode-se concluir que desde o nascimento das brincadeiras, as mesmas proporcionam um bom desenvolvimento e uma aprendizagem fantástica, mas infelizmente muitas crianças ainda não absorveram a ideia de ter as brincadeiras e os jogos como instrumento de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe purpose of this monographic work was to first get to know a little on the development and learning that play provides in childhood, then analyze the students' positioning when studying playing. The same was done at the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental Vitoria Bezerra, located in the city of Cajazeiras PB, with a class of 38 4th year students of elementary school I. They were used as instruments of data collection: observation, interview, lecture - test, memory document and pianos of class. The classes with games and games rightly attract the attention of in the internship everything was proven, the students are more sensitive to learning. It can be concluded that since the birth of the games, the same provide good development and fantastic learning, but unfortunately many children have not yet absorbed the idea of ​​having games and games as an instrument of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13628-
dc.date.accessioned2020-07-29T20:27:08Z-
dc.date.available2020-07-29-
dc.date.available2020-07-29T20:27:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBrincadeiras - método de instruçãopt_BR
dc.subjectCriança e brincadeiraspt_BR
dc.subjectJogos - processo ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlay - instruction methodpt_BR
dc.subjectChild and playpt_BR
dc.subjectGames - teaching learning processpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALEXANDRE, Risolangia Ribeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlay in child development and learning.pt_BR
dc.identifier.citationALEXANDRE, Risolangia Ribeiro. As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RISOLANGIA RIBEIRO ALEXANDRE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfRisolangia Ribeiro Alexandre. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.