Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629
Title: A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
Other Titles: The importance of technological resources in the teaching / learning process for students in the 5th year of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rozicleide Nunes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Educação - recursos tecnológicos;Tecnologia educacional;Relação - professor - aluno;Aprendizagem;Recursos tecnológicos na educação;Education - technological resources;Educational technology;Relationship - teacher - student;Learning;Technological resources in education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rozicleide Nunes da. A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: A importância dos Recursos Tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. Trata de como professores utilizam os recursos, como: retroprojetor, computadores, Televisão, vídeo, cartazes, entre outros, na sala de aula, a partir da perspectiva dos alunos. Esse estudo procura demonstrar que e possível o desenvolvimento de atividades educacionais mais dinâmicas dentro da perspectiva das tecnologias no campo da educação. Tais inovações nas series iniciais do ensino fundamental são consideradas de fundamental importância na sala de aula, desde que sejam usados de maneira adequada, pois possibilita um ambiente escolar agradável e favorável a construção da aprendizagem, por meio de pesquisas e produção do conhecimento. Esses elementos foram observados a partir da analise dos dados que foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a 13 alunos do 5° ano, de uma escola publica da cidade de Serra Grande/PB. Os mesmos demonstraram a importância de tais recursos, afirmando que a aula se toma mais prazerosa e de fácil assimilação, melhorando a leitura e a escrita. Portanto, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação dos educandos, habilitar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos, para inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da consciência critica desses alunos, tomando-os sujeitos de sua historia.
Abstract: The importance of Technological Resources in the teaching / learning process for 5th year students of elementary school. It deals with how teachers use resources, such as: overhead projector, computers, television, video, posters, among others, in the classroom, from the students' perspective. This study seeks to demonstrate that it is possible development of more dynamic educational activities from the perspective of technologies in the field of education. Such innovations in the early grades of education fundamental are considered of fundamental importance in the classroom, since that are used properly, as it enables a school environment pleasant and favorable to the construction of learning, through research and knowledge production. These elements were observed from the analysis of the data that were collected through a semi-structured questionnaire applied to 13 5th grade students, from a public school in the city of Serra Grande / PB. They demonstrated the importance of such resources, stating that the class it takes more pleasure and easy assimilation, improving reading and writing. Therefore, it is up to the school, as an institution responsible for the training of students, enabling people capable of dealing with technological advances, for insertion in the labor market and for the development of awareness criticizes these students, making them subjects of their history.
Keywords: Educação - recursos tecnológicos
Tecnologia educacional
Relação - professor - aluno
Aprendizagem
Recursos tecnológicos na educação
Education - technological resources
Educational technology
Relationship - teacher - student
Learning
Technological resources in education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROZICLEIDE NUNES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfRozicleide Nunes da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.