Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEIXOTO, M. F. C. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211237067631259pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Joedla Rodrigues de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739711047450380pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CALEGARI, Leandro.-
dc.contributor.advisor-co1IDCALEGARI, L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9721551528990070pt_BR
dc.contributor.referee1CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha.-
dc.contributor.referee2BAKKE, Ivonete Alves.-
dc.description.resumoOs registros da história humana surgiram por volta de 6.000 anos a.C., com a utilização de entalhes na pedra, na madeira ou em placas de argila. Com o aperfeiçoamento deste processo artesanal, surgiu o papiro para registro de informações, depois o pergaminho e o papel. Assim, a evolução das técnicas de produção industrial do papel contribuiu para a degradação ambiental. Diante disso, o objetivo do trabalho é avaliar a percepção dos atores sociais quanto aos impactos ambientais resultantes da produção e uso do papel, sob o foco da sustentabilidade ambiental. A metodologia empregada nesta pesquisa foi o uso de estudo de caso, embasado por uma revisão bibliográfica, aplicação de questionários semi estruturados em duas Instituições de Ensino Superior e com atores sociais e, ao final, apresentam-se propostas para auxiliar projetos de educação ambiental. Identificou-se, no ambiente acadêmico, em relação à percepção, sustentabilidade e impactos ambientais, uma visão globalizante, evidenciando-se as relações recíprocas entre natureza e sociedade. Em ambas as IESs, constatou-se que há um maior entendimento quanto à produção de papel, enquanto que a reutilização, a reciclagem e o descarte de papel foram pouco abordados. Quanto às práticas pedagógicas, poucos projetos são desenvolvidos, ficando a discussão voltada mais para sala de aula. Os atores sociais consideraram a prática do reuso do papel necessária para a reciclagem, minimizando os impactos ambientais e contribuindo para a preservação dos recursos naturais, embora não representem segurança econômica. As propostas para alcançar a sustentabilidade no âmbito acadêmico devem partir de diretrizes e ações que contribuam para o ensino, a pesquisa e a extensão, dando suporte às experiências locais de reuso e reciclagem do papel na preservação ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Florestais.pt_BR
dc.titleProdução, uso e reaproveitamento do papel na percepção de atores sociais.pt_BR
dc.date.issued2011-05-27-
dc.description.abstractThe records of human history appeared around 6000 years BC, with the use of stone and wood carvings or clay tablets. With the improvement of this handmade process, papyrus emerged in order to record information, and then came parchment and afterwards paper. Thus the evolution of industrial production techniques of paper contributed to environmental degradation. Therefore, the objective of this project is to assess the perception of the social actors regarding environmental impacts resulting from production and use of paper under the focus of environmental sustainability. The methodology used in this research was the use of case study, based on a literature review, application of semi-structured questionnaires in two higher education institutions and with social actors. In the end, proposals were presented in order to help environmental education projects. It was identified, within the academic environment, regarding perception, sustainability and environmental impacts, a global view, highlighting the mutual relations between nature and society. In both Institutions, we found that there is a great understanding about the paper production, whereas reusing, recycling and discarding paper was rarely mentioned. In regard to the pedagogical practices, few projects are carried out, so the discussion occurs mostly in the classroom. The social actors considered the practice of reuse of paper necessary for recycling, minimizing environmental impacts and contributing to the preservation of natural resources, although it may not be financially viable. Proposals to achieve sustainability in the academic environment must come from guidelines and actions which contribute to teaching, research and extension, supporting local experience of reusing and recycling paper, as they play an essential role in environmental preservation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13668-
dc.date.accessioned2020-08-02T09:13:43Z-
dc.date.available2020-08-02-
dc.date.available2020-08-02T09:13:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectReaproveitamento de papelpt_BR
dc.subjectProdução de papelpt_BR
dc.subjectUso de papelpt_BR
dc.subjectPapel - produção, uso e reaproveitamentopt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectIndústria do papel - degradação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectReciclagem de papelpt_BR
dc.subjectImpactos ambientais - papelpt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectRecursos naturais - preservaçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidade - uso do papelpt_BR
dc.subjectPráticas sustentáveispt_BR
dc.subjectAtores Sociais - Instituição de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectInstituição de Ensino Superior - Atores Sociaispt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectSustainable practicespt_BR
dc.subjectPapel reciclado - produçãopt_BR
dc.subjectGestão de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectProcesso artesanal do papelpt_BR
dc.subjectPaper reusept_BR
dc.subjectPaper productionpt_BR
dc.subjectPaper - production, use and reusept_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectPaper industry - environmental degradationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectPaper recyclept_BR
dc.subjectEnvironmental impacts - paperpt_BR
dc.subjectEnvironmental preservationpt_BR
dc.subjectNatural Resources - Preservationpt_BR
dc.subjectSustainability - use of paperpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEIXOTO, Maria de Fátima da Costa Cabral.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction, use and reuse of paper in the perception of the social actors.pt_BR
dc.identifier.citationPEIXOTO, Maria de Fátima da Costa Cabral. Produção, uso e reaproveitamento do papel na percepção de atores sociais. 2011. 108f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Florestais), Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Patos – Paraíba Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13668pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Florestais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA DA COSTA CABRAL PEIXOTO - DISSERTAÇÃO PPGCF 2011.pdfMaria de Fátima da Costa Cabral Peixoto - Dissertação PPGCF 20111.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.