Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2384766341748775pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVERA, Marcos Macri.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. M.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6161476125979644pt_BR
dc.contributor.referee1MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.-
dc.contributor.referee1IDMACRI, L. M. S. R.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227529296078320pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Valterlin da Silva.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, V. S.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4740303724015282pt_BR
dc.description.resumoA educação nunca foi tão importante como nos dias de hoje. O mundo vem crescendo de forma acelerada trazendo consigo diversas mudanças, entre elas a forma como o processo da educação está sendo tratado em seu dinâmico processo de construção. Com o avanço cada vez maior em busca do conhecimento, muitos alunos procuram se especializar a partir do ensino superior, porém, nem sempre esses alunos concluem o ensino, o que se faz questionar quais fatores possam intervir para que isso aconteça. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como a satisfação está associada ao rendimento acadêmico dos alunos do Curso de Administração da UFCG do Campus Sousa. O presente estudo consistiu em uma investigação quantitativa de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados tomou por base pesquisa anterior, que pesquisou acerca da satisfação acadêmica. Buscando uma análise e interpretação mais efetiva, os dados disponíveis, foram organizados em tabelas dinâmicas no Excel, onde foi aplicado o teste qui-quadrado, visando a possibilidade de identificar possíveis associações entre rendimento acadêmico e as variáveis de satisfação acadêmica. O teste de independência foi aplicado a 35 variáveis, no qual em sua grande maioria, ou seja, em 34 das variáveis pesquisadas, aceitou a hipótese nula H0, onde não se encontrou evidências de associação com o rendimento acadêmico dos estudantes. A variável que diz respeito ao programa de apoio financeiro oferecido pela instituição foi a única variável que apontou evidência de associação com a média atribuída ao aspecto do rendimento acadêmico, dentre todas as outras pesquisadas. O estudo de novas variáveis no âmbito educacional, enriquece ainda mais a maneira como a educação contribui no avanço da sociedade, dessa forma, a educação tende a aprimorar o desenvolvimento dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleSatisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.pt_BR
dc.date.issued2019-07-11-
dc.description.abstractEducation has never been more important than these days. The world has been growing rapidly bringing with it several changes, among them the way the process of education is being treated in its dynamic process of construction. With the increasing desire to seek knowledge, many students seek to specialize from higher education, however, not always these students complete the course, which makes us question what factors can intervene to make this happen. The objective of this work was to investigate how satisfaction is associated with the academic performance of the students of the UFCG Management Course at Campus Sousa. This study consisted of a quantitative research of exploratory and descriptive character, whose data collection took on the basis of a previous research, which researched about the academic satisfaction. In order to obtain a more effective analysis and interpretation, the available data were organized in PivotTables in Excel, where the chi-square test was applied, aiming at the possibility of identifying possible associations between academic performance and variables of academic satisfaction. The independence test was applied to 35 variables, in which most of them, that is, in 34 of the variables studied, accepted the null hypothesis H0, in which no evidence of association with the students' academic performance was found. The variable related to the financial support program offered by the institution was the only variable that showed evidence of association with the average attributed to the aspect of academic performance, among all the others surveyed. The study of new variables in education, further enriches the way education contributes to the advancement of society, thus, education tends to improve students' development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678-
dc.date.accessioned2020-08-03T11:50:56Z-
dc.date.available2020-08-03-
dc.date.available2020-08-03T11:50:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectRendimento Acadêmicopt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.subjectAcademic Performancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Dayane Abrantes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSatisfaction and academic performance of the students of the UFCG Administration - Campus Sousa.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dayane Abrantes de. Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANE ABRANTES DE OLIVEIRA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2019.pdfDayane Abrantes de Oliveira - TCC Administração 2019387.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.