Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMALHO, N. B. S.-
dc.contributor.advisor1OLIVERA, Marcos Macri.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. M.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6161476125979644pt_BR
dc.contributor.referee1MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227529296078320pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Valterlin da Silva.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4740303724015282pt_BR
dc.description.resumoA matemática é uma importante ferramenta para o profissional de administração, visto que está inserida em seu cotidiano de trabalho. Não domina-la implica comprometer a qualidade do serviço prestado pelo administrador. Diante disto, destaca-se a importância da matemática nos cursos de administração. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos do curso de administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa – PB. Como base foram utilizados os alunos ingressantes no período 2019.1. O estudo se constitui de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário dividido em três partes: perfil socioeconômico, questões objetivas, de múltipla escolha referentes ao ensino fundamental e médio, e a análise de atitude do aluno em relação a matemática. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa como o auxílio do programa Excel utilizando a frequência e a média. Por fim, os resultados obtidos apontaram o fator Autoconfiança como possível fator de deficiência no conhecimento matemático e o fator Interesse com potencial para tal. No que se refere ao ensino fundamental constatou-se que os alunos possuem mais dificuldades para interpretação de problemas do que para resolver questões diretas e, que o aprendizado do ensino médio foi abaixo da percepção do aluno, caracterizando uma deficiência na aprendizagem em matemática do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleConhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.pt_BR
dc.date.issued2019-07-11-
dc.description.abstractMathematics is an important tool for the administration professional, since it is embedded in their daily work. Not dominating it implies compromising the quality of the service provided by the administrator. Faced with this, the importance of mathematics in management courses is highlighted. To this end, the present work has the objective of investigating the deficiencies in the mathematical knowledge formation of the students of the administration course of the Center for Juridical and Social Sciences (CCJS), Federal University of Campina Grande (UFCG), Sousa - PB campus. As a base were used the students entering the period 2019.1. The study consisted of a qualitative and quantitative field research, of an exploratory and descriptive nature, and a questionnaire was used as a data collection tool divided into three parts: socioeconomic profile, objective questions, multiple choice referring to elementary education and and the attitude analysis of the student in relation to mathematics. The collected data were published in tables and quantitatively analyzed as the aid of Excel program using frequency and mean. Finally, the results obtained pointed the factor Self-confidence as a possible factor of deficiency in the mathematical knowledge and the factor Interest with potential for such. With regard to elementary education, it was found that students have more difficulties to interpret problems than to solve direct questions, and that the secondary education was below the student's perception, characterizing a deficiency in learning in mathematics of teaching medium.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685-
dc.date.accessioned2020-08-03T12:49:56Z-
dc.date.available2020-08-03-
dc.date.available2020-08-03T12:49:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConhecimento Matemáticopt_BR
dc.subjectDeficiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectMathematical Knowledgept_BR
dc.subjectDisabilitiespt_BR
dc.subjectElementary and secondary educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMALHO, Naára Batista de Sá.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematical knowledge of students entering the Business course (CCJS / UFCG) - class 2019.1.pt_BR
dc.identifier.citationRAMALHO, Naára Batista de Sá. Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAÁRA BATISTA DE SÁ RAMALHO - TCC ADMINISTRAÇÃO 2019_1.pdfNaara Batista de Sá Ramalho - TCC Administração 2019583.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.