Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13742
Title: Química ambiental: um olhar discente sobre a química dos agrotóxicos.
Other Titles: Environmental chemistry: a student look at the chemistry of pesticides.
Química ambiental: una mirada estudiantil a la química de los pesticidas.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Ana Paula da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Thiago Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CAMPOS, Ana Regina.
Keywords: Ensino de química;Teaching chemistry;Sequência didática;Agrotóxicos.;Environmental chemistry;Didactic sequence;Pesticides;Enseñanza de la química;Siguiendo la enseñanza;Pesticidas
Issue Date: 28-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Ana Paula da. Química ambiental: um olhar discente sobre a química dos agrotóxicos. 2016. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente tem crescido a preocupação em formar cada vez mais cidadãos críticos, capazes de atuar na sociedade em que vivem, logo as propostas curriculares atuais tem tentado atender a esta demanda. Sendo assim o papel do professor neste processo de ensino e aprendizagem se torna muito fundamental, visto que ele ocupa o papel de mediador entre os alunos e o conhecimento. A busca por novas metodologias de ensino inovadoras se apresenta como uma boa ferramenta para a formação de cidadãos críticos, o uso de sequências didáticas utilizando temas atuais e próximo da realidade dos alunos pode ser visto como uma ótima alternativa para que este objetivo seja cumprido. Estas metodologias de ensino instigam o aluno a participar mais das aulas, desenvolvendo habilidades importantes para uma formação critica e consciência cidadã, contribuindo capaz de opinar criticamente, visto que o papel da educação não é apenas formar cidadãos para o mercado de trabalho e sim formar cidadãos críticos capazes de pensar em sociedade utilizando os conhecimentos absorvidos na sua formação. O uso de metodologias inovadoras utilizando temáticas próximas da realidade dos alunos se apresenta como uma excelente ferramenta não só por chamar mais a atenção dos alunos, mas pelo fato deles conseguirem ver que a química esta presente em seu cotidiano, Este tipo de abordagem possibilita se promover um ensino contextualizado, onde a química acaba sendo desmistificada, visto que muitas vezes os alunos mesmo antes de estudá-la já veem como uma disciplina difícil e chata, e estas abordagens de ensino diferenciadas contribuem que os alunos gostem mais da matéria. A química e uma matéria muito importante e que pode ser utilizada para explicar vários fenômenos presentes no cotidiano dos alunos, sendo imprescindível para a sua formação cidadã. Baseado nestes questionamentos levantados, a realização desta pesquisa se fundamentou em analisar uma sequencia didática que teve como tema 'agrotóxicos' e onde foram realizadas atividades diversas, como aula sobre a problemática dos agrotóxicos, aula sobre a química dos organoclorados, aula sobre a agricultura orgânica, oficina de leitura e interpretação de rótulos, produção textual e aplicação de dois questionários no inicio e no final do projeto. A pesquisa foi desenvolvida com 38 alunos de uma escola da rede publica estadual de ensino localizada no município de Cuité - PB, os resultados revelam que o projeto cumpriu com os seus objetivos e possibilitou aos alunos uma aprendizagem de forma diferenciada, e ao analisar os resultados dos questionários e das atividades propostas ficou constatado que os alunos conseguiram absorver muito bem vários conhecimentos com a realização do projeto.
Abstract: Currently it has grown to concern form increasingly critical citizens, able to act in society in which they live, so the current curricular proposals have been trying to meet this demand. Thus the role of the teacher in the process of teaching and learning becomes very important, as it takes up the role of mediator between students and knowledge. The search for new innovative teaching methodologies is presented as a good tool for the formation of critical citizens, the use of didactic sequences using current topics close to the reality of the students can be seen as a great alternative for this goal to be met. These teaching methodologies instigate students to participate more in class, developing important skills for a critical training and public awareness, contributing to the student is better able to make important decisions in society, being able to opine critically, as the role of education is not only to educate citizens for the labor market but form critical citizens capable of thinking in society using the knowledge absorbed in their training. The use of innovative methodologies usingthemes close to the reality of students is presented as an excellent tool not only draw more attention of the students, but because of them get to see that the chemical is present in their daily lives, this approach allows to promote a contextual education, where the chemical ends up being demystified, since students often even before studying it already see as a difficult and boring discipline, and these differentiated teaching approaches help students enjoy more of the matter. Chemistry is a very important matter and that can be used to explain various phenomena present in the daily lives of the students and is essential for their civic education. Based on these raised questions, this research was based on analyzing a didactic sequence which had the theme 'pesticides' and where various activities were held as class on the issue of pesticides, lecture on the chemistry of organochlorines class on organic farming, reading workshop and interpretation of labels, textual production and application of two questionnaires at the beginning and end of the project. The research was conducted with 38 students of a school teaching public schools in the municipality of Cuite - PB, the results reveal that the project fulfilled its objectives and enabled the students a learning differently, and analyze the results the questionnaires and the proposed activities was found that the students were able to absorb very well several knowledge with the completion of the project.
???metadata.dc.description.resumen???: En la actualidad, ha existido una creciente preocupación por formar ciudadanos cada vez más críticos, capaces de actuar en la sociedad en la que viven, por lo que las actuales propuestas curriculares han tratado de satisfacer esta demanda. Así, el papel del docente en este proceso de enseñanza y aprendizaje se vuelve muy fundamental, ya que ocupa el rol de mediador entre los estudiantes y el conocimiento. La búsqueda de nuevas metodologías didácticas innovadoras se presenta como una buena herramienta para la formación de ciudadanos críticos, el uso de secuencias didácticas utilizando temas actuales y cercanos a la realidad de los estudiantes puede verse como una gran alternativa para el cumplimiento de este objetivo. Estas metodologías de enseñanza incentivan al estudiante a participar más en las clases, desarrollando habilidades importantes para una formación crítica y conciencia ciudadana, contribuyendo capaz de opinar críticamente, ya que el papel de la educación no es solo formar ciudadanos para el mercado laboral, sino formar ciudadanos críticos capaces de pensar la sociedad a partir de los saberes absorbidos en su formación. El uso de metodologías innovadoras utilizando temas cercanos a la realidad de los estudiantes se presenta como una excelente herramienta no solo para llamar más la atención de los estudiantes, sino porque son capaces de ver que la química está presente en su vida cotidiana. acaba desmitificándose, ya que muchas veces los alumnos, incluso antes de cursarla, ya la ven como una materia difícil y aburrida, y estos enfoques de enseñanza diferenciados ayudan a que los alumnos disfruten más de la materia. La química es una materia muy importante que puede ser utilizada para explicar diversos fenómenos presentes en la vida cotidiana de los estudiantes, siendo fundamental para su formación ciudadana. Basado en estos preguntas planteadas, esta investigación se basó en analizar una secuencia didáctica que tuvo como tema 'pesticidas' y donde se realizaron diversas actividades, como una clase sobre el problema de los pesticidas, una clase de química de organoclorados, una clase de orgánicos agricultura, un taller de lectura e interpretación de etiquetas, producción textual y aplicación de dos cuestionarios al inicio y al final del proyecto. La investigación se desarrolló con 38 alumnos de una escuela pública estatal ubicada en la ciudad de Cuité - PB, los resultados revelan que el proyecto cumplió con sus objetivos y permitió a los alumnos aprender de una manera diferente, y al analizar los resultados de los cuestionarios y propuestas. actividades, se encontró que los estudiantes fueron capaces de absorber varios conocimientos muy bien con la realización del proyecto.
Keywords: Ensino de química
Teaching chemistry
Sequência didática
Agrotóxicos.
Environmental chemistry
Didactic sequence
Pesticides
Enseñanza de la química
Siguiendo la enseñanza
Pesticidas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química Ambiental
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13742
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DA COSTA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2016.pdfAna Paula da Costa - TCC Licenciatura em Química CES 201615.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.