Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13749
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8526861144161441pt_BR
dc.contributor.advisor1ATAÌDE, Jair Stefanini Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDATAÍDE, J. S. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3201374347373584pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Joseclécio Dutra.-
dc.contributor.referee2JAVIER, Luis Alberto Terrazos.-
dc.contributor.referee3Medeiros , Fabio Ferreira de.-
dc.description.resumoO Ensino de Física term sido um tema gerador de discussões na Graduandos e Pós- Graduação, buscando transformações e melhorias na forma como vem sendo tratada e transmitida a Física na rede de ensino do pais. Buscando analisar como esta ocorrendo o ensino de Física e que formação tem os professores que estão ministrando a disciplina de Física no Ensino Médio, realizou-se uma pesquisa com os estudantes dos diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - Centra de Educação e Saúde. Fez-se também, uma revisão literária sobre: a implantação do Ensino de Física no Brasil em seus diversos níveis; a formação de professores de Física; o trabalho docente e os desafios enfrentados pelos professores; e as metodologias de ensino. Em nossas analises percebemos algumas dificuldades nas formas de transmissão do conhecimento e no processo de ensino e aprendizagem, desde épocas remotas. A analise e interpretação dos dados demonstram que o Ensino de Física apesar de tantas propostas de reforma curricular, continua a ser ministrado em sua maioria, pelo método tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem-
dc.titleUma análise do ensino da física no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2011-12-06-
dc.description.abstractPhysics teaching has been a topic that generates discussions in undergraduate and graduate students, seeking transformations and improvements in the way Physics has been treated and transmitted in the country's education network. Seeking to analyze how the teaching of Physics is occurring and what training has the teachers who are teaching the subject of Physics in High School, a survey was conducted with students from the various undergraduate courses at the Federal University of Campina Grande - Education Center and Health. A literary review was also made on: the implementation of Physics Education in Brazil at its various levels; the formation of physics teachers; teaching work and the challenges faced by teachers; and teaching methodologies. In our analyzes, we noticed some difficulties in the ways of transmitting knowledge and in the teaching and learning process, since ancient times. The analysis and interpretation of the data demonstrate that the Physics Education, despite so many curricular reform proposals, continues to be taught mostly, by the traditional method.-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13749-
dc.date.accessioned2020-08-04T22:21:48Z-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-08-04T22:21:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Física-
dc.subjectFormación de profesores-
dc.subjectMetodologías de enseñanza-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of physics teaching in high school.pt_BR
dc.title.alternativeUn análisis de la enseñanza de la física en la escuela secundaria.-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva. Uma análise do ensino da física no ensino médio. 2011. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenLa Enseñanza de la Física ha sido un tema que genera discusiones en Grados y Posgrados, buscando cambios y mejoras en la forma en que la Física ha sido tratada y transmitida en la red educativa del país. Buscando analizar cómo se está dando la enseñanza de la Física y qué formación tienen los docentes que están enseñando la disciplina de Física en la Enseñanza Media, se realizó una encuesta con estudiantes de los diversos cursos de graduación de la Universidad Federal de Campina Grande - Centro de Educación y Salud. También se realizó una revisión literaria sobre: ​​la implementación de la Enseñanza de la Física en Brasil en sus diversos niveles; la formación de profesores de Física; el trabajo docente y los desafíos que enfrentan los docentes; y metodologías de enseñanza. En nuestro análisis notamos algunas dificultades en las formas de transmisión del conocimiento y en el proceso de enseñanza y aprendizaje, desde la antigüedad. El análisis y la interpretación de los datos muestran que la Enseñanza de la Física, a pesar de tantas propuestas de reforma curricular, sigue siendo impartida mayoritariamente por el método tradicional.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACASSIA DAFYNE SILVA OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2011.pdfAcassia Dafyne Silva Oliveira - TCC Licenciatura em Física CES 201111.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.