Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1375
Title: Erosão arquitetural em perspectiva: um estudo sobre as regras arquiteturais, suas violações e como os desenvolvedores lidam com o problema.
Other Titles: Architectural Erosion in perspective: A study of architectural rules, their violations, and how developers deal with the problem.
???metadata.dc.creator???: MONTEIRO, João Arthur Brunet.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, José César Abrantes de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: GUERRERO, Dalton Dario Serey.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VALENTE, Marco Túlio de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANT'ANNA, Cláudio Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SAUVÉ, Jacques Philippe.
???metadata.dc.contributor.referee4???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Arquitetura de software;Erosão arquitetural - computação;Desenvolvedores de software;Regras arquiteturais de software;Engenharia de software;Degradação de software;Evolução de software;Violações arquiteturais - software;Software architecture;Architectural software rules;Software Degradation
Issue Date: 11-Jul-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MONTEIRO, João Arthur Brunet. Erosão arquitetural em perspectiva: um estudo sobre as regras arquiteturais, suas violações e como os desenvolvedores lidam com o problema. 2014. 106f. (Tese de Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Erosão arquitetural é o processo de degradação da estrutura do software à medida em que se dá a sua evolução. Embora alguns trabalhos nessa área tenham apresentado exemplos de desvio entre a arquitetura planejada e a implementação do software em um momento específico do seu ciclo de vida, pouco se sabe a respeito dessa relação sob uma perspectiva evolutiva, isto é, como se dá esse distanciamento à medida em que o software evolui. Além disso, as abordagens propostas para verificação de conformidade apontam que o número de violações arquiteturais é tipicamente alto. No entanto, não há conhecimento a respeito da relevância dessas violações arquiteturais e como os desenvolvedores lidam com o problema durante o desenvolvimento do software. Esta tese apresenta três estudos empíricos cujo objetivo é aumentar o conhecimento sobre erosão arquitetural e como os desenvolvedores lidam com violações arquiteturais. Como resultado, em um primeiro estudo com quatro sistemas open source, foi possível demonstrar empiricamente o processo de erosão arquitetural em uma perspectiva evolutiva, além de demonstrar que poucas entidades de design são responsáveis pela maioria das violações arquiteturais. Além disso, através de uma análise quantitativa e qualitativa em 3 sistemas (Eclipse, BeeFS e epol), realizou-se i) uma caracterização de regras arquiteturais, ii) um estudo sobre a relevância das violações arquiteturais nesses sistemas e, iii) uma caracterização dos motivos que levam os desenvolvedores a cometerem violações arquiteturais. Por fim. com o intuito de entender a comunicação sobre aspectos de design/arquitetura em projetos open source, através da análise de dados de 77 sistemas, foi identificado que 25% das discussões em projetos mencionam algum aspecto de design e que poucos desenvolvedores contribuem para um espectro amplo de discussões. Esses poucos desenvolvedores são os que mais contribuem para o código projeto, isto é, há uma forte correlação entre commits e a quantidade de discussões que um desenvolvedor participa.
Keywords: Arquitetura de software
Erosão arquitetural - computação
Desenvolvedores de software
Regras arquiteturais de software
Engenharia de software
Degradação de software
Evolução de software
Violações arquiteturais - software
Software architecture
Architectural software rules
Software Degradation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1375
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO ARTHUR BRUNET MONTEIRO - TESE PPGCC 2014..pdfJoão Arthur Brunet Monteiro - Tese PPGCC 2014.20.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.