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Title: Um estudo de caso das representações sociais de estudantes sobre o ensino de física.
Other Titles: A case study of students' social representations on the teaching of physics.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Priscila da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Joseclésio Dutra.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
Keywords: Representações Sociais;Física;Ensino Médio
Issue Date: 31-Oct-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Priscila da Silva. Um estudo de caso das representações sociais de estudantes sobre o ensino de física. 2012. 107 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Física, mesmo após mais de cem anos de história, continua fortemente identificado e voltado para a transmissão de informações através de aulas expositivas em um ensino técnico-cientifico, especializado nas fragmentações das ações educativas dificultando, entre outras, uma maior aproximação e aceitação dos alunos com a Física. Com o intuito de ampliarmos essa discussão, lançamos mão do estudo da Teoria das Representações Sociais que busca identificar as relações e influencias entre o conhecimento cientifico e o senso comum. Dessa forma, buscamos as Representações Sociais de dois grupos de estudantes do Ensino Médio, ambos da Rede Pública Estadual de cidades interioranas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Em torno das Representações Sociais que possuem os estudantes do Ensino Médio; pelas falas e/ou registro de ambos é possível compreender o significado do que é estudar Física e de que maneira se dá a interação entre professores e alunos na Educação Básica. Inicialmente investigamos as Representações Sociais de estudantes do Ensino Médio acerca da Física como componente curricular e dos professores da disciplina. Em um segundo momento, obtivemos a Representação Social de estudantes que optaram por cursar Física, investigando assim, estudantes que adentraram no curso de Licenciatura em Física no primeiro semestre de 2012 do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizando posteriormente uma comparação das Representações Sociais entre os estudantes do Ensino Médio e estudantes que optaram por cursar Física, oriundos do mesmo ambiente escolar. Em torno das Representações Sociais que possuem os estudantes do Ensino Médio; pelas falas e/ou registros de ambos, obtivemos significativas diferenças de alunos oriundos do mesmo ambiente escolar, social, político e econômico acerca da Física como ciência e componente curricular e de seus professores do Ensino Médio, os quais foram preponderantes na opção dos estudantes pelo curso de Licenciatura em Física.
Abstract: The teaching of Physics, even after more than a hundred years of history, remains strongly identified and focused on the transmission of information through lectures in a scientific-technical education, specialized in educational fragmentations, obstructing a closer acceptance of Physics by students. In this context it became necessary to broaden the discussion, so we chose the study of social representations theory, which seeks to identify the relationships and influences between scientific knowledge and common sense. It also inquires how knowledge is formed, remains, is transmitted, and changes in a society. Thus, we pursue the social representations of two groups of High School students; both from State Public Schools in Paraiba and Rio Grande do Norte. Initially we investigate the social representations of High School students about Physics as a curriculum component and about the teachers of the discipline. In a second step, we obtain the Social Representation of students who chose to attend Physics, investigating students who had entered the Licenciatura in Physics in the first half of 2012 in Centra de Educacao e Saude (CES) at the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), subsequently performing a comparison of Social Representations among High School students and students who chose to attend physics that come from the same school environment. Concerning Social Representations that High School students have, their speech and / or registration, they both got significant differences in social representations of students from the same school environment, social, political and economic contexts about Physics and science as a curriculum component and about their High School teachers. Teachers were prevalent in undergraduates studying Licenciatura in Physics's opinion. Keywords: Social Representations, Physics, High School.
Keywords: Representações Sociais
Física
Ensino Médio
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13772
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