Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13782
Title: Contribuições do subprojeto de licenciatura em física PIBID/UFCG/2011 para a formação do docente em física.
Other Titles: Contributions of the subproject of undergraduate degree in Physics PIBID / UFCG / 2011 for teacher training in Physics.
Aportes del Subproyecto de Licenciatura en Física PIBID/UFCG/2011 para la formación de docentes en física.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Carolina Souto dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, João Batista da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: DANTAS, Joseclésio Dutra.
Keywords: Licenciatura em Física;PIBID/FÍSICA;Ensino e Aprendizagem;Degree in Physics;PIBID / PHYSICS;Enseñando y aprendiendo
Issue Date: 9-May-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Carolina Souto dos. Contribuições do subprojeto de licenciatura em física PIBID/UFCG/2011 para a formação do docente em física. 2013. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: No presente trabalho, investigamos quais as contribuições que o Subprojeto de Licenciatura em Física PIBED/UFCG/2011 trouxe para a formação inicial da docência, dos alunos bolsistas que participam atualmente do PIBID/FISICA do campus de Cuité - PB. Baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa buscou-se através de um questionário semiestruturado obter informações junto aos alunos bolsistas vinculados ao Subprojeto de Licenciatura em Física do Centro de Educação e Saúde - CES. Investigar as ações do Subprojeto PIBID/FISICA tem proporcionado, a esses alunos bolsistas, uma reflexão sobre a sua pratica docente como futuro professor de Física. O estudo nos revela que a inserção dos licenciados logo nos primeiros anos de curso no seu futuro ambiente de trabalho tem proporcionado a esses alunos a oportunidade de vivenciar todo o processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação básica e contribuído para uma maior reflexão sobre as práticas pedagógicas. A pesquisa revela também que houve mudanças positivas e significativas na forma de pensar dos respondentes sobre a profissão docente.
Abstract: In this work, we investigate what contributions the Subproject Degree in Physics PIBID/UFCG/2011 has brought to the initial training of teaching, the scholarship students currently participating in the PIBID / PHYSICS campus of Cuite. Based on a qualitative and quantitative approach was sought through a semi-structured questionnaire to obtain information related to scholarship students Subproject Degree in Physical Centro de Educacao e Saude - CES, the extent to which the actions of the Subproject PIBID / PHYSICAL has provided , these scholarship students, a reflection on their teaching practice as future teachers of physics. The study reveals that the inclusion of undergraduates in their first years of travel in your future work environment, has provided these students the opportunity to experience the whole process of teaching and learning in the context of basic education and contributed to greater reflection on pedagogical practices. The survey also reveals that there were significant and positive changes in the thinking of the respondents about the teaching profession. Keywords - Lender granduate Couse in Physics, PIBID / PHYSICS, Teaching and Learning.
???metadata.dc.description.resumen???: En el presente trabajo, investigamos las contribuciones que el Subproyecto de Licenciatura en Física PIBED/UFCG/2011 trajo para la formación inicial de docentes, de los becarios que actualmente participan del PIBID/FISICA del campus de Cuité - PB. Con base en un enfoque cualitativo y cuantitativo, se buscó a través de un cuestionario semiestructurado obtener información de los becarios vinculados al Subproyecto de Licenciatura en Física del Centro de Educación y Salud - CES. Investigar las acciones del Subproyecto PIBID/FISICA ha proporcionado a estos becarios una reflexión sobre su práctica docente como futuros profesores de Física. El estudio revela que la inserción de los egresados ​​en los primeros años de la carrera en su futuro ámbito laboral ha brindado a estos estudiantes la oportunidad de vivenciar todo el proceso de enseñanza-aprendizaje en el ámbito de la educación básica y ha contribuido a una mayor reflexión sobre lo pedagógico. practicas La encuesta también revela que ha habido cambios positivos y significativos en la forma en que los encuestados piensan sobre la profesión docente.
Keywords: Licenciatura em Física
PIBID/FÍSICA
Ensino e Aprendizagem
Degree in Physics
PIBID / PHYSICS
Enseñando y aprendiendo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física Geral
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13782
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAROLINA SOUTO DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2013.pdfCarolina Souto dos Santos - TCC Licenciatura em Física CES 201310.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.