Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13783
Title: O ensino de química analítica experimental na concepção de estudantes do Curso de Licenciatura em Química da UFCG Campus Cuité - PB.
Other Titles: The teaching of experimental analytical chemistry in conception of students of the Degree Course in Chemistry at UFCG Campus Cuité - PB.
La enseñanza de la química analítica experimental en la concepción de estudiantes de la Licenciatura en Química de la UFCG Campus Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Bruna Naiara Silva de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SILVA, Thiago Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Thiago Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, João Batista da.
???metadata.dc.contributor.referee4???: COSTA, Vilma Araújo.
Keywords: Química Analítica Experimental.;Concepções.;Licenciando.;Ensino Superior.;Experimental Analytical Chemistry.;Conceptions.;Graduates.;Higher Education.;Concepciones;Licencia;Enseñanza superior
Issue Date: 29-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Bruna Naiara Silva de. O ensino de química analítica experimental na concepção de estudantes do Curso de Licenciatura em Química da UFCG Campus Cuité - PB. 2017. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: É comum se observar na literatura discussões acerca das dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam em relação à disciplina de Química, porém poucos trabalhos abordam essa discussão no contexto do ensino superior. As pesquisas revelam que essas dificuldades de aprendizagem tem origem no ensino médio e os estudantes trazem consigo para o ensino superior, gerando grandes impactos. Desse modo, percebe-se a necessidade de que o professor passe a conhecer essas limitações, com o objetivo de melhorar o ensino, buscando incorporar novas metodologias de ensino que proporcione um ensino critico, participativo, reflexivo e humano, superando as barreiras existentes no Ensino de Química no contexto da educação superior por parte dos licenciandos. No que se refere à disciplina de Química Analítica Experimental, ela necessita ser apresentada aos discentes como uma disciplina de grande importância para o progresso de sua formação como um futuro docente, que contribuirá para aprimorar conceitos químicos trabalhados em disciplinas anteriormente vistas. Pensando nestas questões, o objetivo deste trabalho é diagnosticar entre os estudantes do semestre 2016.2 do curso de Licenciatura em Química como eles avaliam a disciplina de Química Analítica Experimental. Trata-se de um estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário, contendo sete questões subjetivas. Os resultados revelam que as aulas têm sido abordadas buscando manter uma relação dos conceitos com as práticas, o que provoca motivação e interesse pela disciplina. No entanto, muitos estudantes revelam que apresentam algumas dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de QAE, o que necessita que os professores possam utilizar de novas estratégias metodológicas na tentativa de superar tais dificuldades de aprendizagem.
Abstract: It is common to observe in the literature discussions about the learning difficulties that the students present in relation to Chemistry, but few studies address this discussion in the context of higher education. Research shows that these learning difficulties originate in high school and students bring with them to higher education, generating great impacts. In this way, we see the need for the teacher to learn about these limitations, with the aim of improving teaching, seeking to incorporate new teaching methodologies that provide critical, participative, reflective and human education, overcoming existing barriers in Teaching Of Chemistry in the context of higher education by the licenciandos. With regard to the discipline of Experimental Analytical Chemistry, it needs to be presented to the students as a discipline of great importance for the progress of their formation as a future teacher, that will contribute to improve chemical concepts worked in disciplines previously seen. Thinking about these issues, the objective of this work is to diagnose among the students of the semester 2016.2 of the course of Chemistry Degree as they evaluate the discipline of Experimental Analytical Chemistry. This is a qualitative and quantitative case study. As an instrument of data collection, a questionnaire was applied, containing seven subjective questions. The results reveal that the classes have been approached in order to maintain a relation of the concepts with the practices, which causes motivation and interest for the discipline. However, many students reveal that they present some difficulties in learning the contents of QAE, which requires that teachers can use new methodological strategies in an attempt to overcome such learning difficulties.
???metadata.dc.description.resumen???: Es común observar en la literatura discusiones acerca de las dificultades de aprendizaje que presentan los estudiantes en relación a la disciplina de Química, pero pocos trabajos abordan esta discusión en el contexto de la educación superior. Las investigaciones revelan que estas dificultades de aprendizaje se originan en la escuela secundaria y los estudiantes las traen consigo a la educación superior, generando grandes impactos. De esta manera, se percibe la necesidad de que el docente tome conciencia de estas limitaciones, con el objetivo de mejorar la enseñanza, buscando incorporar nuevas metodologías didácticas que brinden una enseñanza crítica, participativa, reflexiva y humana, superando las barreras existentes en la Enseñanza de la Química. en el contexto de la educación superior de los estudiantes de pregrado. En cuanto a la disciplina de Química Analítica Experimental, es necesario presentarla a los estudiantes como una disciplina de gran importancia para el progreso de su formación como futuro docente, lo que contribuirá a mejorar los conceptos químicos trabajados en disciplinas vistas anteriormente. Pensando en estas cuestiones, el objetivo de este trabajo es diagnosticar, entre estudiantes del semestre 2016.2 de la Licenciatura en Química, cómo evalúan la disciplina de Química Analítica Experimental. Se trata de un estudio de caso de carácter cualitativo-cuantitativo. Como instrumento de recolección de datos, se aplicó un cuestionario que contiene siete preguntas subjetivas. Los resultados revelan que las clases han sido abordadas buscando mantener una relación entre conceptos y prácticas, lo que provoca motivación e interés por la disciplina. Sin embargo, muchos estudiantes revelan que tienen algunas dificultades en el aprendizaje de los contenidos QAE, lo que requiere que los docentes sean capaces de utilizar nuevas estrategias metodológicas en un intento de superar dichas dificultades de aprendizaje.
Keywords: Química Analítica Experimental.
Concepções.
Licenciando.
Ensino Superior.
Experimental Analytical Chemistry.
Conceptions.
Graduates.
Higher Education.
Concepciones
Licencia
Enseñanza superior
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química Analítica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13783
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA NAIARA SILVA DE OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2017.pdf Bruna Naiara Silva de Oliveira - TCC Licenciatura em Química CES 201712.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.