Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13795
Title: Instrumentação para o ensino de física na escola: o uso de materiais de baixo custo.
Other Titles: Instrumentation for teaching physics at school: the use of low-cost materials.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Noélia Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, João Batista da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Joseclécio Dutra.
Keywords: Ensino de Física.;Laboratório de Ensino.;Material de baixo custo.;Física - ensino médio.;Physics teaching.;Teaching Laboratory.;Low cost material.;Physics - high school.;Didáctica de la física.;Laboratorio de Docencia.;Material de bajo costo.;Física - escuela secundaria.
Issue Date: 9-May-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Noélia Maria de.Instrumentação para o ensino de física na escola: o uso de materiais de baixo custo. 2013. 88 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma breve pesquisa sobre a existência e o uso do laboratório de ensino na disciplina de Física nas Escolas Publicas de Ensino Médio, que se encontram na região do Curimataú Paraibano, e nas cidades de Coronel Ezequiel e Jacana, localizadas no estado do Rio Grande do Norte, abrangidas pela Universidade Federal de Campina Grande, através do Centro de Educação e Saúde, Campus Cuité, no município de Cuité/PB. Em particular, nossa pesquisa evidenciou que a maioria das escolas não possuem espaços reservados as aulas praticas de Física, o que pode comprometer demasiadamente o próprio ensino da Física. Diante desse quadro, nossa proposta e estimular o uso de materiais de baixo custo na elaboração de aulas de Física mais lúdicas e interessantes, permitindo ao estudante um contato com uma ciência que e, em sua essência, experimental
Abstract: In this work, we present the results of a brief survey on the existence and use teaching laboratory in the discipline of Physics in Public High Schools, which found in the region of Curimataú Paraibano, and in the cities of Coronel Ezequiel and Jacana, located in the state of Rio Grande do Norte, covered by the Federal University of Campina Grande, through the Education and Health Center, Campus Cuité, in the municipality of Cuité / PB. In particular, our research showed that most schools do not have spaces reserved for practical physics classes, which can compromise the Physics teaching itself. In view of this situation, our proposal is to encourage the use of low cost in the elaboration of more entertaining and interesting Physics classes, allowing the contact with a science that is, in its essence, experimental
Keywords: Ensino de Física.
Laboratório de Ensino.
Material de baixo custo.
Física - ensino médio.
Physics teaching.
Teaching Laboratory.
Low cost material.
Physics - high school.
Didáctica de la física.
Laboratorio de Docencia.
Material de bajo costo.
Física - escuela secundaria.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13795
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOÉLIA MARIA DE MEDEIROS - TCC FÍSICA 2013.pdfNOÉLIA MARIA DE MEDEIROS - TCC FÍSICA 201318.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.