Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTAVARES, A. S. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904246614369254pt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512363834033518pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA, Mércia Rejane Rangel.-
dc.contributor.referee2GUSMÃO, Eduardo Henrique Araújo de.-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivos (1) colocar sob exame os pressupostos analíticos de Berger (1985) e de Guerra (2000), mais precisamente seu Paradigma da Semelhança, segundo o qual instituições religiosas operando em uma situação de mercado religioso, na medida em que competem pelos mesmos segmentos de consumidores, tendem a assemelhar uma parte significativa de seus modelos de religiosidade; (2) estudar o lado da demanda dos católicos, analisando o consumo que estes fazem - os que viveram os modelos anteriores de Igreja Católica, agora vivenciando esse novo “modo de ser” católico, e os que já nasceram nesse modelo assemelhado de igreja - dos produtos semelhantes observados, compreendendo o consumo a partir das apropriações práticas que os fiéis fazem daquilo que consomem. Nossa metodologia consistiu da comparação de sites de uma amostra de Paróquias da Diocese de Campina Grande - PB com os sites de uma amostra de igrejas neopentecostais da mesma cidade, verificando o que vem se assemelhando em termos do que oferecem enquanto atividades religiosas. Além disso, realizamos entrevistas semi-estruturadas com uma amostra não aleatória de fiéis católicos, estratificados por idade e paróquias cujos sites foram analisados, como acima indicado. Dentre as nossas conclusões, destacamos a confirmação das proposições gerais do Paradigma da Semelhança, no caso estudado, no qual se verificou a assemelhação de produtos oferecidos para o segmento dos jovens pelas paróquias da IC e pelas igrejas evangélicas analisadas. Ainda destacamos que os fiéis católicos mais jovens que entrevistamos demonstram maior adaptabilidade a esse novo modo de ser da Igreja Católica, já que os eventos tornaram-se uma forma de “entretenimento sagrado”, enquanto os mais velhos demonstraram certo desconhecimento das atividades assemelhadas que encontramos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleOs "novos" santos de calças jeans?: competição, consumo e o paradigma da semelhança na esfera religiosa de Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2015-02-
dc.description.abstractThe present study aims to (1) bring into focus the analytical assumptions of Berger (1985) and Guerra (2000) about the religious market dynamics, more precisely its Similarity Paradigm, whereby religious institutions operating in a situation of religious market, insofar competing for the same consumer segments, tend to resemble a significant part of their models of religiosity; (2) study the demand side of the Catholics, analyzing the consumption that they make - those who lived through the previous models of the Catholic Church, now experiencing this new "way of being" Catholic, and those who were born in this model of resembled Church – of similar products observed, understanding the consumption from the practical aprropriations consumers do of that they consume. Our methodology consisted of the comparison of a non-randomized sample of Catholic Parishes from the Diocese of Campina Grande (Paraiba State) sites with a nonrandomized sample of neo-Pentecostal churches sites in the same town, checking out what comes resembling in terms of that they offer as religious activities. In addition, we conducted semi-structured interviews with a nonrandomized sample of Catholics parishioners, stratified by age and parishes whose sites were analyzed as described above. Among our findings, we highlight the confirmation of the general propositions of the Paradigm of Similarity, in the case studied, which revealed the resemblance between products offered to the segment of young people by the IC parishes and evangelical churches analyzed. We also highlight that younger Catholics we interviewed demonstrate greater adaptability to this new way of being of the Catholic Church, as the events have become a form of "sacred entertainment", while the olderones showed a certain lack of knowledge about the similar activities we found out.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/137-
dc.date.accessioned2017-11-20T14:20:18Z-
dc.date.available2017-11-20-
dc.date.available2017-11-20T14:20:18Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectConsumo Religiosopt_BR
dc.subjectMercado Religiosopt_BR
dc.subjectParadigma da Semelhançapt_BR
dc.subjectInstituições Religiosaspt_BR
dc.subjectReligiosidade - Campina Grandept_BR
dc.subjectIgreja Católica - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectJovens Católicospt_BR
dc.subjectReligious Market Modelpt_BR
dc.subjectParadigm of Similaritypt_BR
dc.subjectReligious Consumptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAVARES, Anderson Severino de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationTAVARES, Anderson Severino de Oliveira. Os "novos" santos de calças jeans?: competição, consumo e o paradigma da semelhança na esfera religiosa de Campina Grande-PB. (Dissertação de Mestrado) 97 f. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/137pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON SEVERINO DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2015.pdfAnderson Severino de Oliveira Tavares - Dissertação - PPGCS CH 2015.697.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.