Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13811
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Ana Maria.-
dc.contributor.advisor1SOUSA, Ana Maria Nóbrega de.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, Ana Maria.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407833890425604pt_BR
dc.description.resumoApós a experiência vivida durante o estágio supervisionado, onde tive oportunidade de evidenciar questões por mim colocadas no início deste trabalho concluo o seguinte: a) O processo educacional da cidade de Baixio desenvolvido até o ano de 1992 (ONTEM) ocorria de maneira bastante alheia, ou seja, incoerente com a realidade da comunidade. Chega mesmo a apontar a inexistência de uma relação pedagógica na escola. O mais elementar não havia, que era um(a) Secretário(a) da Educação e, mesmo coma sua Criação pela Lei 196/91 de 14 de outubro de 1991 a situação não alterou, uma vez que, não houve nomeação de um Secretário para assumir esse cargo, ou seja, a Educação na cidade de Baixio se manteve desde a criação do OME ocorrendo de forma insatisfatória onde se constatava de um lado uma prática educativa tradicional e conservadora sujeitando o homem a valores e normas pré-determinadas, de outro lado a falta de engajamento não somente do aluno, como também da sua família e ainda da comunidade. Vale ressa1tar que, não foi somente a inexistência de uma Secretaria que não fez a Educação de Baixio uma Educação de qualidade, coerente com a realidade de todos, mas sim, a falta de conscientização de todos, principalmente dos "educadores", no sentido de lutar por melhoria do ensino; da comunidade no sentido de cobrar dos Administradores Públicos, os seus direitos e falta de conscientização e vontade política dos administradores, pois para que se tenha uma Educação de qualidade e necessário muita vontade política por parte dos administradores. b) O processo educativo da cidade de Baixio desenvolvido apart ir do início de 1993 (HOJE), vem ocorrendo de maneira mais comprometida e participativa, o que nos permite afirmar que se existe participação, existe preocupação com a qualidade do ensino; em treinar professores: extinguir multisseriado; engajar a comunidade a escola, etc. A Educação em Baixio, hoje, está melhor porque a postura da Secretaria e do Prefeito estão coerente com a realidade. Porém, para se chegar a um processo educativo de qualidade é preciso muita força de vontade e compromisso por parte de todos que fazem a Educação do Município, pois nem só do Prefeito e da Secretaria dependera o sucesso desse processo. Toda a comunidade tem a sua parcela de compromisso a ser cumprida. Portanto, e necessário que o Prefeito tenha vontade política de melhorar a qualidade do ensino, que a Secretaria seja participativa e comprometida com a causa, que os professores procurem realmente assumir a sua responsabi1idade, que os alunos procurem participar com mais intensidade do processo ensino-aprendizagem, enfim, que haja um intercambio maior entre Secretaria X Escola X Comunidade, o que para isso necessita que se desencadeie um processo de conscientização, o que, pelo que pude observar, este é um dos projetos que já está em fase de desenvolvimento no município. Enfim, apartir desta constatação chego a sugerir para melhoria da Educação da cidade de Baixio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA educação na cidade de Baixio - CE: ontem e hoje.pt_BR
dc.date.issued1993-09-
dc.description.abstractAfter the experience I had during the supervised internship, where I had the opportunity to highlight issues raised by me at the beginning of this work, I conclude the following: a) The educational process in the city of Baixio developed up to 1992 (YESTERDAY) took place in a very foreign way, that is, inconsistent with the reality of the community. It even goes so far as to point out that there is no pedagogical relationship at school. There was not the most elementary, who was a Secretary of Education and, even with his Creation by Law 196/91 of October 14, 1991 the situation did not change, since there was no appointment of a Secretary to assume this position, that is, Education in the city of Baixio has been maintained since the creation of the OME, occurring in an unsatisfactory way, on the one hand, a traditional and conservative educational practice was found subjecting man to predetermined values ​​and norms, on the other the lack of engagement not only by the student, but also by his family and the community. It is worth mentioning that it was not only the inexistence of a Secretariat that did not make Baixio Education a quality education, consistent with the reality of all, but rather the lack of awareness of all, especially the "educators", in the sense of strive for better teaching; of the community in order to demand from the Public Administrators, their rights and lack of awareness and political will from the administrators, because in order to have a quality education and much political will is needed by the administrators. b) The educational process in the city of Baixio developed since the beginning of 1993 (TODAY), has been taking place in a more committed and participatory way, which allows us to affirm that if there is participation, there is a concern with the quality of teaching; in training teachers: extinguish multi-series; engaging the community, school, etc. Education in Baixio, today, is better because the position of the Secretariat and the Mayor are consistent with reality. However, in order to reach a quality educational process, it takes a lot of willpower and commitment on the part of everyone who does the Municipal Education, as it is not only the Mayor and the Secretariat will depend on the success of this process. The whole community has its share of commitment to be fulfilled. Therefore, it is necessary that the Mayor has the political will to improve the quality of education, that the Secretariat is participatory and committed with the cause, that teachers really try to assume their responsibility, that students try to participate more intensively in the teaching-learning process, in short, that there is a greater exchange between Secretariat X School X Community, which for that it needs to trigger an awareness process, which, as far as I could see, this is one of the projects that is already under development in the municipality. Anyway, from this observation I suggest to improve Education in the city of Baixiopt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13811-
dc.date.accessioned2020-08-06T19:42:43Z-
dc.date.available2020-08-06-
dc.date.available2020-08-06T19:42:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão Escolarpt_BR
dc.subjectProcesso educacional - Baixio - CEpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectEducational Process - Baixio - CEpt_BR
dc.subjectTeaching - Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Francisca Benilda de Santiago.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation in the city of Baixio - CE: yesterday and today.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Francisca Benilda de Santiago. A educação na cidade de Baixio - CE: ontem e hoje.1993. 64f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA BENILDA DE SANTIAGO SANTOS. RELATÓRIO PEDAGOGIA. CFP 1993.pdfFrancisca Benilda de Santigo Santos. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1993.9.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.