Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MACIEL, Eliane Meneses.-
dc.description.resumoA prática de alfabetização baseia-se na linha construtiva, estando de acordo com a realidade dos educandos, ao que contradiz com a atual alfabetização que se preocupa apenas em fixar sílabas ou letras estudadas sem a percepção da criança nesta atividade. No entanto esse trabalho mecânico traz a necessidade de trabalhar na linha construtiva, que vem acompanhada de uma fácil compreensão aos conhecimentos dos alunos através de materiais didáticos enriquecedor e conteúdos elaborados pelo educador. A linha do construtivismo e caracterizada pela criação de um ambiente rico de materiais (sucatas) e de atos de leitura e escrita, ao que estando de acordo com a necessidade do aluno, seja esta de classe alta ou média no seu ambiente familiar. Esse método é utilizado para melhor enriquecer o nível de aprendizagem da criança, pois despertando assim a sua criatividade, fazendo produções originais num ambiente motivador expostos aos desafios propostos pelo educador. O objetivo deste relatório é descrever de uma forma sucinta um trabalho realizado como estágio no período de 16 a 03 de setembro do corrente ano, em conjunto, com seriedade e total responsabilidade, com uma finalidade de trabalhar deixando propostas de uma luta para melhorias de ensino, e com a preocupação de repensar um objetivo que esteja ligado a conteúdo programático, e que possa então serem utilizados para que as crianças avancem no seu nível de aprendizagem. Isso contando apenas com 15 dias de estágio com o desejo de alcançar esses fins. O referido estágio da prática de alfabetização foi realizada em uma das escolas municipais, mantida pela prefeitura da cidade de Cajazeiras, tendo como nome Escola Municipal de 1º e 2° graus Professor Crispim Coelho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório da prática de alfabetização.pt_BR
dc.date.issued1993-09-
dc.description.abstractThe practice of literacy is based on the constructive line, being in accordance with the reality of the students, which contradicts with the current literacy that is only concerned with fixing studied syllables or letters without the child's perception in this activity. However, this mechanical work brings the need to work in the constructive line, which is accompanied by an easy understanding of the students' knowledge through enriching didactic materials and contents prepared by the educator. The line of constructivism is characterized by the creation of an environment rich in materials (scraps) and acts of reading and writing, according to the needs of the student, be it upper or middle class in their family environment. This method is used to better enrich the child's level of learning, thus awakening their creativity, making original productions in a motivating environment exposed to the challenges proposed by the educator. The purpose of this report is to describe in a succinct way a work carried out as an internship in the period from 16 to 03 September of the current year, together, with seriousness and total responsibility, with the purpose of working leaving proposals for a fight for teaching improvements , and with the concern to rethink an objective that is linked to programmatic content, and that can then be used so that children advance in their level of learning. That counting only with 15 days of internship with the desire to reach those ends. The referred stage of literacy practice was held in one of the municipal schools, maintained by the city hall of the city of Cajazeiras, with the name of the Municipal School of 1st and 2nd degrees Professor Crispim Coelho.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13813-
dc.date.accessioned2020-08-06T22:57:31Z-
dc.date.available2020-08-06-
dc.date.available2020-08-06T22:57:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão Escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectConstructivismpt_BR
dc.subjectReading and Writingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Francisca Gomes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy practice report.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Gomes da. Relatório da prática de alfabetização. 1993. 96f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA GOMES DA SILVA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1993.pdfFrancisca Gomes da Silva. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1993.17.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.