Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, N. K. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6667715903914767pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Ramsés Nunes e.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, R. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7283288442883348pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria Lúcia Nunes da.-
dc.contributor.referee2SOARES JÚNIOR, Azimar dos Santos.-
dc.contributor.referee3ZICA, Mateus da Cruz e.-
dc.contributor.referee4CAVALCANTE, Silêde Leila.-
dc.description.resumoA dissertação intitulada “MENTE SÃ EM CORPO SÃO”: a cultura física no Colégio Estadual de Campina Grande (1966-1978), tem como objetivo entender as práticas educativas do corpo presentes na disciplina de Educação Física e no Desporto do Colégio Estadual de Campina Grande, durante os anos de 1966 a 1978, que produziram uma cultura física na instituição supracitada. As fontes utilizadas para a realização desta pesquisa são compostas por fotografias da época, os periódicos do Diário da Borborema e relatos orais de ex-alunos e ex-alunas do Colégio Estadual de Campina Grande que estudaram no recorte selecionado por este trabalho. Como metodologia de análise das fontes, adoto a análise de discurso, dialogando com Michel Foucault (2012) sobre como o colégio buscava produzir corpos sãos, através dos discursos sobre higiene, disciplina, beleza e competição da Educação Física. Esta dissertação tem como objeto de estudo a cultura física do Colégio Estadual de Campina Grande, portanto, dialogo com Azemar Soares Junior (2015), para refletir sobre cultura física como categoria de análise, entendendo que no colégio estudado se desenvolveu uma cultura física pautada no desporto, que desejava incutir nos corpos dos seus estudantes os discursos sobre os corpos sãos. Esta cultura física fez parte de um projeto político educacional da Ditadura Militar (1964-1985) para o Brasil e foi abraçada pelas instituições escolares, religiosas, políticas, e pela imprensa campinense. A disciplina de Educação Física e o desporto tinha como propósito produzir corpos saudáveis para servir a nação, através do patriotismo e do trabalho, contudo, suas práticas foram ressignificadas pelos estudantes do colégio que se apropriaram da Educação Física e do Desporto para atender os seus próprios desejos e interesses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.title“Mente sã em corpo são”: a cultura física no Colégio Estadual de Campina Grande (1966-1978).pt_BR
dc.date.issued2018-03-26-
dc.description.abstractThe dissertation entitled “A healthy mind in healthy body”: Physical culture of “State College de Campina Grande (1966-1978)” intend to analyze the body educational practices, present in Physical Education and Sports Class of the State College of Campina Grande during the years 1966 to 1978, that produced a physical culture in the above mentioned institution. The resources used to carry out this research are composed of photographs, Borborema Daily newspaper, and oral reports of former students of the State College of Campina Grande who studied in the period embraced by this thesis. The methodology adopted in this thesis is the discourse analysis, dialoguing with Michel Foucault (2012) about how the college sought to produce healthy bodies through the discourses about hygiene, discipline, beauty and competition of Physical Education. The object of study of this dissertation is the physical culture of the Campina Grande State College, then, I dialogue with Azemar Soares Junior (2015) to reflect about the physical culture thought as a category of meanings, understanding that in the researched college it was developed a physical culture based on sport, which intend to instill the healthy bodies discourses in the student’s bodies. This physical culture was part of a "political educational" project of the Military Dictatorship (1964-1985) for Brazil and was embraced by school, religious, political institutions, and the Campina’s press. The Physical Education and Sports Class was intended to produce healthy bodies to serve the nation through patriotism and work, however, its practices were re-signified by the college’s students who appropriated The Physical Education and Sports Class to serve their own desires and interests.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1383-
dc.date.accessioned2018-08-08T12:58:45Z-
dc.date.available2018-08-08-
dc.date.available2018-08-08T12:58:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCultura Físicapt_BR
dc.subjectColégio Estadual de Campina Grandept_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectcorpopt_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.subjectPhysical Culturept_BR
dc.subjectState College de Campina Grandept_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectEducational Practicespt_BR
dc.subjectSchool Culturept_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Nita Keoma Lustosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, N. K. L. de. Mente sã em corpo são”: a cultura física no Colégio Estadual de Campina Grande (1966-1978). 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1383pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NITA KEOMA LUSTOSA DE SOUSA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2018.pdfNita Keoma Lustosa de Sousa - Dissertação PPGH CH 20183.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.