Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13856
Title: As dificuldades de aprendizagem e o distanciamento dos alunos do ensino médio em relação a disciplina de física: um estudo de caso.
Other Titles: Learning difficulties and the distance between high school students and the subject of physics: a case study.
Las dificultades de aprendizaje y la distancia de los estudiantes de secundaria en relación a la disciplina física: un estudio de caso.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, José Marcos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Joseclécio Dutra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Fabio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
Keywords: Ensino de física;Ensino e aprendizagem;Educação básica;PCN's;Physics teaching;Teaching and learning;Basic education;Enseñanza de la física;Enseñando y aprendiendo;Educación básica
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Jose Marcos de. As dificuldades de aprendizagem e o distanciamento dos alunos do ensino médio em relação a disciplina de física: um estudo de caso. 2018. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de física sempre foi motivo de muitas discussões durante muito tempo com relação ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que muitos acham que o ensino de física não e significativo e sim ultrapassado e ineficiente. Com o intuito de tentar promover mudanças consideráveis, diversos estudos e pesquisas foram e estão sendo realizadas no Brasil. Este trabalho visa apresentar um estudo realizado com alunos de uma escola publica de ensino médio do município de Barra de Santa Rosa. O objetivo foi tentar entender por que existe uma rejeição com relação ao ensino de física por parte dos alunos. Para isso aplicaram-se questionários com perguntas objetivas e subjetivas com alunos e também professores que ministram a disciplina. Os resultados nos apontaram que existem muitas barreiras que aumentam o distanciamento dos alunos em relação a disciplina de física, mas que ao termino deste trabalho percebemos que a forma de ensinar depende a cada dia que o educador vá sempre a busca de atualizações, para poder acompanhar o desenvolvimento do mundo cada vez mais tecnológico e interligado, com isso contornar as barreiras impostas por diversos problemas que sondam a aprendizagem e a troca de conhecimento e um desafio que os educadores tem que vencer a cada dia.
Abstract: Physics teaching has always been the subject of many discussions for a long time with relation to the teaching and learning process, since many think that teaching of physics is not significant but outdated and inefficient. In order to try promote considerable changes, several studies and researches have been and are being carried out in Brazil. This work aims to present a study carried out with students from a public high school in the municipality of Barra de Santa Rosa. The goal was to try understand why there is a rejection of the teaching of physics by students. For this, questionnaires with objective and subjective questions were applied with students and also teachers who teach the discipline. The results showed us that there are many barriers that increase students' distance from the subject of physics, but that at the end of this work we realize that the way of teaching depends on every day that the educator always looks for updates, to be able to follow the development of an increasingly technological and interconnected world, thereby circumventing barriers imposed by diverse problems that probe the learning and the exchange of knowledge and a challenge that educators have to overcome every day.
???metadata.dc.description.resumen???: La enseñanza de la física siempre ha sido objeto de muchas discusiones desde hace mucho tiempo respecto al proceso de enseñanza y aprendizaje, ya que muchos piensan que la enseñanza de la física es poco significativa, sino obsoleta e ineficiente. Para tratar de promover cambios considerables, se realizaron y se están realizando varios estudios e investigaciones en Brasil. Este trabajo tiene como objetivo presentar un estudio realizado con estudiantes de una escuela secundaria pública del municipio de Barra de Santa Rosa. El objetivo fue tratar de comprender por qué existe un rechazo a la enseñanza de la física por parte de los estudiantes. Para ello se aplicaron cuestionarios con preguntas objetivas y subjetivas a estudiantes y también a docentes que imparten la disciplina. Los resultados nos mostraron que existen muchas barreras que aumentan la distancia de los estudiantes en relación a la disciplina de la física, pero que al final de este trabajo nos damos cuenta que la forma de enseñar depende cada día que el educador esté siempre en busca de actualizaciones, poder acompañar el desarrollo de un mundo cada vez más tecnológico e interconectado, sorteando así las barreras impuestas por diversos problemas que ponen a prueba el aprendizaje y el intercambio de conocimientos es un desafío que los educadores deben superar cada día.
Keywords: Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Educação básica
PCN's
Physics teaching
Teaching and learning
Basic education
Enseñanza de la física
Enseñando y aprendiendo
Educación básica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13856
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ MARCOS DE ALMEIDA -TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2018.pdfJose Marcos de Almeida - TCC Licenciatura em Física CES 20184.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.