Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13856
Title: As dificuldades de aprendizagem e o distanciamento dos alunos do ensino médio em relação a disciplina de física: um estudo de caso.
Other Titles: Learning difficulties and the distance between high school students and the subject of physics: a case study.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, José Marcos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Joseclécio Dutra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Fabio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
Keywords: Ensino de física.;Ensino e aprendizagem.;Educação básica.;PCN's.;Physics teaching.;Teaching and learning.;Basic education.;Enseñanza de la física.;Enseñando y aprendiendo.;Educación básica.
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Jose Marcos de. As dificuldades de aprendizagem e o distanciamento dos alunos do ensino médio em relação a disciplina de física: um estudo de caso. 2018. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de física sempre foi motivo de muitas discussões durante muito tempo com relação ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que muitos acham que o ensino de física não e significativo e sim ultrapassado e ineficiente. Com o intuito de tentar promover mudanças consideráveis, diversos estudos e pesquisas foram e estão sendo realizadas no Brasil. Este trabalho visa apresentar um estudo realizado com alunos de uma escola publica de ensino médio do município de Barra de Santa Rosa. O objetivo foi tentar entender por que existe uma rejeição com relação ao ensino de física por parte dos alunos. Para isso aplicaram-se questionários com perguntas objetivas e subjetivas com alunos e também professores que ministram a disciplina. Os resultados nos apontaram que existem muitas barreiras que aumentam o distanciamento dos alunos em relação a disciplina de física, mas que ao termino deste trabalho percebemos que a forma de ensinar depende a cada dia que o educador vá sempre a busca de atualizações, para poder acompanhar o desenvolvimento do mundo cada vez mais tecnológico e interligado, com isso contornar as barreiras impostas por diversos problemas que sondam a aprendizagem e a troca de conhecimento e um desafio que os educadores tem que vencer a cada dia.
Abstract: Physics teaching has always been the subject of many discussions for a long time with relation to the teaching and learning process, since many think that teaching of physics is not significant but outdated and inefficient. In order to try promote considerable changes, several studies and researches have been and are being carried out in Brazil. This work aims to present a study carried out with students from a public high school in the municipality of Barra de Santa Rosa. The goal was to try understand why there is a rejection of the teaching of physics by students. For this, questionnaires with objective and subjective questions were applied with students and also teachers who teach the discipline. The results showed us that there are many barriers that increase students' distance from the subject of physics, but that at the end of this work we realize that the way of teaching depends on every day that the educator always looks for updates, to be able to follow the development of an increasingly technological and interconnected world, thereby circumventing barriers imposed by diverse problems that probe the learning and the exchange of knowledge and a challenge that educators have to overcome every day.
Keywords: Ensino de física.
Ensino e aprendizagem.
Educação básica.
PCN's.
Physics teaching.
Teaching and learning.
Basic education.
Enseñanza de la física.
Enseñando y aprendiendo.
Educación básica.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13856
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ MARCOS DE ALMEIDA - TCC FÍSICA 2018.pdfJOSÉ MARCOS DE ALMEIDA - TCC FÍSICA 20184.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.