Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, R. C. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162886631265155pt_BR
dc.contributor.advisor1MARCELINO, Cecília Paranhos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDMARCELINO, C. P. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6990329984620391pt_BR
dc.contributor.referee1SOUTO, Márcio Flávio Lins.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Eduardo Jorge Pereira de.-
dc.description.resumoO instituto das medidas socioeducativas previstas no ECA e aplicadas ao adolescente com necessidades especiais autor de ato infracional, configura-se tema relevante diante do contexto jurídico atual, por ensejar amplas discussões decorrentes da ausência de normatização e politicas publicas que abordem o assunto de forma clara e objetiva. Nesta esteira, por meio do presente trabalho objetivou-se analisar o disposto nas normas que disciplinaram tal problemática, sobretudo o disposto no ECA, visto que e a legislação própria a tratar das questões relativas as crianças e adolescentes. Para atingir o objetivo proposto, alguns procedimentos foram empregados. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo, que consiste em aplicar os princípios, teorias e leis mais gerais na ocorrência de fenômenos particulares, quanto ao método de procedimento foi o monográfico, assim, o tema de forma completa e sistemática; a técnica de pesquisa adotada foi a pesquisa bibliográfica buscando-se subsídios para o desenvolvimento do tema através da utilização da legislação nacional e internacional, livros e artigos científicos referente a temática abordada. Diante das pesquisas realizadas observou-se a presença no ordenamento jurídico brasileiro de normas com o fulcro de regulamentar a matéria em questão, relevante, destacar também as decisões emanadas dos tribunais pátrios nesse sentido, contudo a situação atual ainda enseja cuidados e atenção por parte das autoridades e órgãos competentes. Sendo assim, constata-se que se tenciona a implementação de politicas publicas realmente eficazes, com o fito de concretizar o previsto na legislação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleTutela jurídica do adolescente infrator com necessidades especiais.pt_BR
dc.date.issued2011-11-08-
dc.description.abstractThe institute of educational measures provided for the ECA and applied to the teen author of the infraction with disabilities or diagnosed with mental illness is configured relevant issue against the current legal context, give rise to extensive discussions arising from the lack of regulations and public policies that discipline the issue clearly and objectively. On this track, through the present work aimed to analyze the requirements of the rules governing such issues, especially the provisions of the ECA, as the specific legislation to discipline the issues of children and adolescents. To reach that goal, some procedures were employed. The method used was the deductive approach, which consists of applying the principles, theories and more general laws in the occurrence of particular phenomena, the method of procedure was the monograph, so the topic fully and systematically, the research technique adopted was the literature seeking to subsidies for the development of the subject through the use of national and international books and papers of this thematic approach. Given the research conducted it was observed the presence in the Brazilian legal system with the core standards to regulate the subject matter, relevant, also highlight the decisions of the patriotic courts in this sense, however the current situation still gives rise to care and attention from authorities and agencies. Thus, it appears that it intends to implement truly effective public policies with the aim to implement the provisions of legislation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13872-
dc.date.accessioned2020-08-10T11:28:16Z-
dc.date.available2020-08-10-
dc.date.available2020-08-10T11:28:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectECA
dc.subjectMedidas socioeducativas
dc.subjectAdolescente
dc.subjectDeficiência
dc.subjectDoença mental
dc.subjectLegislação brasileira
dc.subjectEducational measures
dc.subjectTeenager
dc.subjectDeficiency
dc.subjectMental disease
dc.subjectBrazilian legislation
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Regina Coeli Galvão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLegal protection of the offending adolescent with special needs.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Regina Coeli Galvão. Tutela jurídica do adolescente infrator com necessidades especiais. 2011. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGINA COELI GALVÃO GOMES - TCC DIREITO 2011.pdfRegina Coeli Galvão Gomes - TCC Direito 2011.5.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.