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dc.creator.IDROSA, C. P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9277136632921260pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Jacyara Farias.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9027755945896248pt_BR
dc.contributor.referee1QUIRINO, Márcia Glebyane Maciel.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Lourdemário Ramos de.-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a microrregionalização do Estado na Paraíba, tendo como ponto central de pesquisa o fato de que, apesar da previsão constitucional federal e estadual, ate o momento, a Paraíba não implementou a microrregionalização de seus Municípios, através da edição de lei complementar estadual com tal desiderato O objetivo desta pesquisa e revelar a dinâmica da microrregionalização paraibana, fornecendo insumos para a analise de tal fenômeno, a partir do ponto de vista jurídico-constitucional, com vistas ao desenvolvimento econômico. Justifica-se a observação do fenômeno em foco, pois, pela importância do Município para o estado paraibano e pelo incremento da regionalização como forma de corrigir as distorções pretéritas e hodiernas da politica publica brasileira. Por tais motivos, utiliza-se o método dedutivo e as técnicas de pesquisa bibliográfica, cartográfica e jurisprudencial. Ademais, ha emprego do Direito Comparado, de noções de Economia e da Hermenêutica Jurídica, bem como o manejo de conceitos de outras áreas das ciências humanas: Historia, Geografia, etc. Sendo assim, constitucionalmente, o Município possui autonomia politica, administrativa, financeira e regionalizante. Pelo entendimento jurisprudencial do STF, e possível discernir que aos Estados-membros não e permitido adicionar critérios para instituir as microrregiões, mas tao-somente promulgar a lei complementar pertinente. No exercício de competências publicas de interesse comum, a microrregião e a forma de interação entre os Municípios constitucionalmente mais eficiente. Mesmo assim, os recursos destinados as politicas regionais não despertam a perspectiva da microrregionalização. A inercia legislativa paraibana não permite que as microrregiões sejam instituídas. Por outro lado, o Executivo assumiu as prerrogativas legislativas e instituiu as regiões geo administrativas. Percebendo-se deste modo que a tendencia paraibana e valorizar as regiões metropolitanas em detrimento da tendencia microrregional, acentuando as desigualdades intra estaduais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleMicrorregionalização do Estado na Paraíba: análise dos seus efeitos na federação brasileira.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThis study examines the state of Paraiba microregionalization. Having as a centra! research the fact that despite the constitutional provision for federal and state, so far, not the Paraiba implemented microregionalization of its municipalities, through the issue of additional state law with such intention. The objective of this research is to reveal the dynamics of Paraiba's microregionalization, providing inputs for the analysis of this phenomenon, from a legal standpoint, constitutional, with a view to economic development. Justifies the observation of the phenomenon in focus, therefore, the importance of the municipality to the state of Paraiba, growing regionalization as a way to correct distortions preterit and present-day Brazilian public policy. For these reasons, we use the deductive method and the techniques of literature search, mapping and case law. Moreover, there is use of comparative law, notions of Economy and Legal Hermeneutics, as well the concept management from other areas of human sciences like Geography, History and others. Thus, constitutionally, the City has political, administrative, financial and regionalized autonomy. By understanding the Supreme Court jurisprudence, it is possible to discern that Member States are not allowed to add criteria to establish the microregions, but only enact complementary laws relevant. In the exercise of public powers of common interest, the microregion is the way of interaction between the municipalities constitutionally more efficient. Yet the resources devoted to regional policies do not appeal the prospect of microregionalization. The legislative inertia of the Paraiba's Members does not allow microregions are instituted. Furthermore, the Executive assumed legislative powers and imposed geoadministrative regions. It was concluded therefore that the trend of Paraiba is to appreciate the metropolitan regions to the detriment of microregional trend, accentuating intrastate inequalities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13886-
dc.date.accessioned2020-08-10T16:23:28Z-
dc.date.available2020-08-10-
dc.date.available2020-08-10T16:23:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMicrorregiões paraibanas
dc.subjectMunicípios
dc.subjectParaíba
dc.subjectMicrorregionalização
dc.subjectParaiba's microregions
dc.subjectCounties
dc.subjectMicro-regionalization
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROSA, Cesar Patricio de Santana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMicroregionalization of the State in Paraíba: analysis of its effects on the Brazilian Federation.pt_BR
dc.identifier.citationROSA, Cesar Patricio de Santana. Microrregionalização do Estado na Paraíba: análise dos seus efeitos na federação brasileira. 102f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

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CESAR PATRICIO DE SANTANA ROSA - TCC DIREITO 2010.pdfCesar Patricio de Santana Rosa - TCC Direito - 2010.22.13 MBAdobe PDFView/Open


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