Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MACIEL, Eliane Meneses.-
dc.description.resumoA professora de prática de alfabetização, Eliane Menezes sugeriu dos alunos de Pedagogia um estágio com a duração de 15 dias, ela elaborou um calendário e fez a distribuição nas escolas públicas estaduais e municipais. A escola que foi designada foi a Escola Municipal "São Jose", localizado no Bairro São José, próximo a universidade. Desenvolvendo uma proposta de alfabetização numa linha construtivista. Contato com pessoal técnico-administrativo e professores: De 05 de Julho mantive o meu primeiro contato com a escola, da qual fui bem recebida por parte de professores e pessoal técnico-administrativo. Neste curto período tentei me introsar com professores, alunos e diretor, para que o meu trabalho tivesse um resultado satisfatório e eu pudesse alcançar aquilo que havia planejado. Logo após o contato, expliquei o propósito da visita e fiz a explanação do trabalho que seria desenvolvido. A proposta de trabalho foi aceita por todos, principalmente pela professora, que para ela, novas experiências iriam surgir como estímulo para os alunos e uma mudança na rotina da sala-de -aula. A escola é grande, possui 04 salas-de-aula, secretaria, diretoria, cozinha, banheiros masculinos e femininos, posto de saúde, com atendimento odontológico e um amplo pátio para a recreação dos alunos, e uma igreja, onde celebra missa, todos os domingos. O período de observação foi realizado durante dois dias para conhecer melhor os alunos e observar o desenvolvimento das aulas aplicadas pela professora da classe. Ao observar, senti que as aulas são ministradas de forma tecnicista, pois a professora utiliza como material didático, quadro, giz e o livro didático multidisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório da prática em alfabetização.pt_BR
dc.date.issued1993-
dc.description.abstractLiteracy practice teacher, Eliane Menezes suggested a 15-day internship for Pedagogy students, she drew up a calendar and distributed it to state and municipal public schools. The school that was designated was the Municipal School "São Jose", located in Bairro São José, close to the university. Developing a literacy proposal in a constructivist line. Contact with technical-administrative staff and teachers: From the 5th of July I maintained my first contact with the school, from which I was well received by teachers and technical-administrative staff. In this short period I tried to intrude with teachers, students and the director, so that my work had a satisfactory result and I could achieve what I had planned. Right after the contact, I explained the purpose of the visit and explained the work that would be developed. The work proposal was accepted by all, mainly by the teacher, who for her, new experiences would emerge as a stimulus for students and a change in the classroom routine. The school is large, has 04 classrooms, a secretariat, a boardroom, a kitchen, male and female bathrooms, a health post, with dental care and a large patio for the students' recreation, and a church, where they celebrate mass, all Sundays. The observation period was carried out for two days to get to know the students better and observe the development of the classes applied by the class teacher. When observing, I felt that the classes are taught in a technicist way, because the teacher uses the didactic material, blackboard, chalk and the multidisciplinary textbook.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13908-
dc.date.accessioned2020-08-10T19:38:32Z-
dc.date.available2020-08-10-
dc.date.available2020-08-10T19:38:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão Escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAtividade prática - sala de aulapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPractical Activity - Classroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARRUDA, Nadja Sandra Martins de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy practice report.pt_BR
dc.identifier.citationARRUDA, Nadja Sandra Martins de. Relatório de prática em alfabetização. 1993. 80f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NADJA SANDRA MARTINS DE ARRUDA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1993.pdfNadja Sandra Martins de Arruda. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1993.11.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.