Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoDiante das necessidades exigidas pela professora de Prática de Alfabetização, se faz necessário um relatório descritivo que de uma visão geral das atividades decorridas no período do de estágio. Este relatório consta das atividades pedagógicas realizadas no estágio de Prática de Alfabetização na Escola Vitória Bezerra localizada no Bairro São José em Cajazeiras. No decorrer do trabalho podemos ver como foram elaboradas e desenvolvidas as atividades pedagógica e ludopedagogia num período de 12 dias letivos que teve início no dia 16 de Agosto a 03 de Setembro, onde atuei como professora numa turma de 1º Serie, a qual era constituída de 25 alunos, com uma faixa etária de 7(sete) a 12(doze) anos. Quanto ao nível de aprendizagem da turma, a maioria se encontra no alfabético. O mesmo foi subdividido em quatro fases, sendo elas: Observação, Caracterização, aulas e a recaracterização. Quero ressaltar que o aluno de alfabetização por estar no início da sua carreira merece que o educador possua acima de tudo muita didática, conhecimento, paciência, e carinho, pois e neste período que o aluno necessita de muita assistência para que prossiga sua carreira com mais confiança de ser no futuro um grande cidadão. Durante a observação pude ver de perto a realidade do ensino nas escolas públicas. Um ensino onde a aluno é um simples copista. A professora apenas passava muitos exercícios no quadro e os alunos ficavam de 7 as 11 hs copiando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePrática de alfabetização.pt_BR
dc.date.issued1993-09-11-
dc.description.abstractIn view of the needs demanded by the Literacy Practice teacher, a descriptive report is needed that gives an overview of the activities that took place during the internship period. This report is part of the pedagogical activities carried out in the Literacy Practice internship at Escola Vitória Bezerra located in the São José neighborhood in Cajazeiras. During the work we can see how the pedagogical and ludopedagogy activities were elaborated and developed in a period of 12 school days that started on August 16th to September 3rd, where I worked as a teacher in a class of 1st Grade, which was made up of 25 students, with an age range of 7 (seven) to 12 (twelve) years. As for the level of learning of the class, most are in alphabetical. It was subdivided into four phases, namely: Observation, Characterization, classes and the recharacterization. I want to point out that the literacy student because he is at the beginning of his career deserves that the educator has above all a lot of didactics, knowledge, patience, and affection, because it is during this period that the student needs a lot of assistance to continue his career with more confidence to be a great citizen in the future. During the observation I was able to see closely the reality of teaching in public schools. A teaching where the student is a simple copyist. The teacher just spent a lot of exercises on the board and the students stayed from 7 to 11 am copying.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909-
dc.date.accessioned2020-08-10T20:38:47Z-
dc.date.available2020-08-10-
dc.date.available2020-08-10T20:38:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão Escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPublic Schoolspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRICARTE, Regina Maria Holanda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy practice.pt_BR
dc.identifier.citationRICARTE, Regina Maria Holanda. Prática de alfabetização. 1993. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGINA MARIA HOLANDA RICARTE. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1993.pdfRegina Maria Holanda Ricarte. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1993.10.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.