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Title: A prática da Supervisão Educacional na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação.
Other Titles: The practice of Educational Supervision at the Headquarters of a Municipal Education Secretariat.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Valéria Pordeus.
ANDRADE, Francimar Abrantes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Idelsuite de Sousa.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Sociedade capitalista;Education;School Supervision;Capitalist Society
Issue Date: 20-Sep-1993
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, Valéria Pordeus; ANDRADE, Francimar Abrantes de. A Prática da Supervisão Educacional na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação. 1993. 27f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como tema " A Prática da Supervisão Educacional na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação”. Nossa pretensão é analisar dessa categoria profissional na realidade educativa e no contexto, sócio-eonômico-po1ítico da sociedade Brasileira. É sabido que a Supervisão tem sido objeto de críticas, tem sofrido dos poderes constituídos as mais diversas penalidades e tem, no desenrolar de sua existência, construído sua história. Nosso interesse em investigar a prática da supervisão a nível de sede, surgiu a partir das leituras, estudos e discussões realizadas em sala de aula, nas mais diversas disciplinas e particularmente em Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, onde evidenciou-se a necessidade de aprofundar a questão da supervisão no atual contexto educacional, não só a nível de unidade escolar, mas a nível de sistema no âmbito da secretaria de educação. Na sociedade capitalista em que vivemos, a educação é um instrumento para entender aos interesses dos que detêm o poder e emanam as decisões, pouco preocupados com a educação das classes populares. Longe de um ser uma prática essencialmente neutra a serviço da elaboração o de um projeto de transformação social, a educação tem sido mediadora dos mecanismos de reprodução social, garantindo a permanência das contradições como indispensáveis à perpetuação do sistema.
Abstract: This paper has the theme "The Practice of Educational Supervision at the Headquarters of a Municipal Education Secretariat". Our intention is to analyze this professional category in the educational reality and in the socio-economic-political context of Brazilian society. It is known that Supervision has has been the object of criticism, has suffered from the powers constituted the most diverse penalties and has, in the course of its existence, built its history.Our interest in investigating the practice of supervision at the headquarters level, arose from the readings, studies and discussions carried out in the classroom, in the most diverse disciplines and particularly in Principles and Methods of School Supervision, where it became evident the need to deepen the issue of supervision in the current educational context, not only at the school unit level, but at the system level in the within the education secretariat.In the capitalist society in which we live, education is an instrument to understand the interests of those who hold the power and decisions emanate, little concerned with the education of the popular classes. Far from being an essentially neutral practice in the service of the elaboration or of a project of social transformation, education has been a mediator of the mechanisms of social reproduction, guaranteeing the permanence of contradictions as indispensable to the perpetuation of the system.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Sociedade capitalista
Education
School Supervision
Capitalist Society
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13913
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