Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, F. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813058439123510pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Marcos Antonio da.-
dc.contributor.advisor2LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.advisor2IDLIMA, M. V.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606519856715259pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Giuseppe Roncalli Ponce Leon de.-
dc.contributor.referee2BATISTA, Mércia Rejane Rangel.-
dc.description.resumoO maracatu é uma expressão cultural com presença significativa no estado de Pernambuco. Durante um longo período, as produções acerca do maracatu o enxergavam como expressão homogênea, cuja origem estava ligada às coroações de reis e rainhas congo. Propõe-se a analisar como as produções acadêmicas, a agência dos grupos e o poder público contribuíram para a construção de representações do maracatu, e, mais especificamente, do Maracatu Rural, pautadas num ideal de tradição. Até a obra de Guerra Peixe (1955), não se considerava que existiam grupos de maracatu com características distintas: o de baque virado (nação) e o de baque solto (rural); de maneira que o último fora considerado, por muito tempo, uma deturpação do primeiro. Por meio da abordagem qualitativa, recorreu-se ao uso do método da História Oral, com a realização de entrevistas com integrantes de grupos de Maracatu Rural de Pernambuco, além da análise de materiais produzidos pelo poder público, e dos estudos acadêmicos sobre o maracatu. A pesquisa possibilita compreender o Maracatu Rural enquanto tradição viva, ao colocar em questão conceitos como o de “identidade”, “tradição” e “autenticidade”, ao mesmo tempo em que dá voz aos representantes dos grupos, percorrendo os significados por eles atribuídos às suas práticas culturais e problematizando as relações entre os grupos e demais agentes culturais, considerando, sobretudo, as políticas públicas culturais no período de 2000 à 2014.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.title“Maracatu não é par, é ímpar”: práticas culturais, representações e identidades no maracatu rural de Pernambuco (2000-2014).pt_BR
dc.date.issued2020-06-15-
dc.description.abstractMaracatu is a cultural expression with a significant presence in the state of Pernambuco. For a long time, productions about maracatu saw it as a homogeneous expression, whose origin was linked to the coronations of kings and queens congo. It is proposed to analyze how academic productions, group agency and public authorities contributed to the construction of representations of maracatu, and, more specifically, of Maracatu Rural, guided by an ideal of tradition. Until the work of Guerra Peixe (1955), groups of maracatu with different characteristics were not considered to exist: that of the baque virado (nation) and that of the loose baque (rural); so that the latter had long been considered a misrepresentation of the former. Through the qualitative approach, the use of the Oral History method was used, with interviews with members of Maracatu Rural groups from Pernambuco, in addition to the analysis of materials produced by the government, and academic studies on maracatu. The research makes it possible to understand Maracatu Rural as a living tradition, by calling into question concepts such as “identity”, “tradition” and “authenticity”, while giving voice to the representatives of the groups, covering the meanings attributed by them to the their cultural practices and problematizing the relations between groups and other cultural agents, considering, above all, public cultural policies in the period from 2000 to 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13915-
dc.date.accessioned2020-08-10T22:21:33Z-
dc.date.available2020-08-10-
dc.date.available2020-08-10T22:21:33Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória Culturalpt_BR
dc.subjectMaracatu Rural - Pernambuco - Brasilpt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectHistória e Tradiçãopt_BR
dc.subjectCultural Historypt_BR
dc.subjectMaracatu Rural - Pernambuco - Brazilpt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.subjectHistory and Traditionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Fabelly Marry Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Maracatu is not even, it is unique”: cultural practices, representations and identities in the rural maracatu of Pernambuco (2000-2014).pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationBRITO, F. M. S. “Maracatu não é par, é ímpar”: práticas culturais, representações e identidades no maracatu rural de Pernambuco (2000-2014). 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13915pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABELLY MARRY SANTOS BRITO - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2020.pdfFabelly Marry Santos Brito - Dissertação - Dissertação PPGH CH 2020866.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.