Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARQUES, A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Vanine Oliveira Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, V. O. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/824073609483130pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se a analisar a desnecessidade da criação da Emenda Constitucional n° 35 de 20 de Dezembro de 2001. O referido escopo fora perseguido sob os métodos histórico, comparativo e interpretativo, seguido de uma abordagem dedutiva a respeito do tema. Primariamente, e feita toda uma abordagem acerca das funções e prerrogativas dos parlamentares, especialmente a obrigação legal e ética de cumpri-las sob o Principio da moralidade administrativa, considerando a conquista da Tripartição dos Poderes, bem protegida na Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu artigo 2°. Posteriormente, observa-se uma abordagem completa das imunidades parlamentares no Brasil, abrangendo o contexto histórico, sua intimidade com a jurisdição de outros países, e toda relação com temas afins. A imunidade parlamentar e norma garantida desde a primeira Constituição Imperial de 1824, ate a ultima de 88; servindo deveras como instrumento de democracia plena, mas também como suporte para a impunidade dos parlamentares, que nela se apoiavam para não terem seus crimes sequer julgados. Apos o chocante caso do Deputado Federal Hildebrando Pascoal do Acre, que mutilava suas vitimas, surgiu no Brasil uma aclamação para com o instituto da Imunidade Parlamentar. Foi nesse clima que surgiu a Emenda Constitucional n° 35, que deu nova redação a respeito do tema, limitando seu caráter protetor. A desnecessidade da referida Emenda se reflete a partir do entendimento de que a mesma foi criada com a intenção de se alcançar a almejada justiça, fato este que já era perfeitamente possível, bastando tao somente que os parlamentares analisassem os pedidos de licença do STF para julgar seus pares com isenção, sem parcialidade, partidarismo ou corporativismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireito
dc.titleAs impropriedades da Emenda Constitucional nº 35/2001 ante ao princípio da moralidade administrativa.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThis study proposes to examine the unnecessary creation of Constitutional Amendment No. 35, December 20, 2001. This scope out the methods pursued in historical, comparative and interpretive, followed by a dialectical approach and deductive approach to the subject. Primarily, it is all made an approach about the functions and powers of parliament, especially the legal and ethical obligation to perform them under the principle of administrative morality, considering the achievement of the famous tripartite division of powers, in theory launched by Montesquieu in his book "The Spirit of Laws "and well protected in our Constitution of 1988 in its Article 2. Subsequently, there is a complete approach of parliamentary immunity in Brazil, covering the historical background, his familiarity with the jurisdiction of other countries, and all relations with related topics. The immunity provision is guaranteed since our first Constitution of 1824, until the last of 88, serving really as a tool for full democracy, but also as support for impunity of parliamentarians, who relied on it for their crimes have not even tried. After the shocking case of Congressman Pascoal of Acre, who mutilated his victims, a cheer arose in Brazil to end the institution of parliamentary immunity. It was in this climate that emerged Constitutional Amendment No. 35, which gave a new essay on the subject, limiting its protective character. The unnecessary amendment of that is reflected from the understanding that it was created with the romantic intention of achieving the desired justice, a fact that it was perfectly possible, just as only that lawmakers examine each applicant for the STF judge their peers with impartiality, without bias, partisanship and corporatism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13920-
dc.date.accessioned2020-08-11T10:19:31Z-
dc.date.available2020-08-11-
dc.date.available2020-08-11T10:19:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDireito
dc.subjectImunidade Parlamentar
dc.subjectEmenda Constitucional N° 35\200
dc.subjectPrincípio da Moralidade Administrativa
dc.subjectParlamento brasileiro
dc.subjectLaw
dc.subjectParliamentary Immunity
dc.subjectConstitutional Amendment No. 35\2001
dc.subjectPrinciple of Administrative Morality
dc.subjectBrazilian parliament
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Allison de Carvalho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe improprieties of constitutional amendment nº 35/2001 in face of the principle of administrative morality.pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Allison de Carvalho. As impropriedades da Emenda Constitucional nº 35/2001 ante ao princípio da moralidade administrativa. 2010. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLISON DE CARVALHO MARQUES - TCC DIREITO 2010.pdfAllison de Carvalho Marques - TCC Direito 2010. 2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.