Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13949
Title: | A relevância do papel dos sindicatos para os professores do CCJS-UFCG. |
Other Titles: | The relevance of the role of unions for CCJS-UFCG teachers. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Dannielly Batista da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTOS, Cecília Paranhos Santos. |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Dannielly Batista da. A relevância do papel dos sindicatos para os professores do CCJS-UFCG. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Na conjuntura sócio-politica e econômica hodierna, na qual se encontra inserido o mundo do trabalho, figura o sindicato, como órgão primordial na luta por melhorias trabalhistas da categoria representada. Ante os obstáculos advindos com a sociedade capitalista, com destaque ao desemprego e a informalidade, esta geradora de trabalhadores precários e parciais, a situação dos trabalhadores progressivamente complica. Com efeito, o tema do trabalho monográfico que ora se apresenta e: A relevância do papel dos sindicatos para os professores do CCJS-UFCG, logo a pesquisa em tela tem como objetivo central um verdadeiro apanhado de opiniões dos professores do CCJS-UFCG com relação a relevância do papel realizado pelos sindicatos, visto a precisão de mudanças na seara trabalhista e maior atenção e engajamento por parte do Estado no referente a consolidação da democracia, resultado do Constitucionalismo social. Para tanto, tendo em vista o método de abordagem e o procedimento, a pesquisa teve embasamento no levantamento de dados, através de uma investigação teórica, juntamente com a realização de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa e quantitativa, tendo por entrevistados 20 (vinte) docentes do Campus, alem da utilização do método hipotético-dedutivo, partindo-se de uma realidade maior para alcançar um resultado em menor escala. O trabalho foi estruturado em quatro capítulos: no primeiro tem-se um breve histórico do sindicalismo, o segundo versando sobre a organização sindical, o terceiro aborda os binômios sindicato e justiça, sindicato e Poder Publico, além da análise dos obstáculos advindos com a globalização e por fim o quarto capitulo compõe-se da apresentação e interpretação da pesquisa de campo realizada. O papel e significado da luta de classes refletem na sociedade de hoje, em um movimento denominado sindical. Verifica-se que o sindicato dos docentes do CCJS-UFCG tem obtido benefícios coletivos significativos para a categoria, bem como, esta considera essencial a filiação sindical, e avalia o sindicato como um órgão de relevância na sociedade atual, entretanto, entende que o mesmo não esta cumprindo sua função junto a sociedade de forma satisfatória. |
Abstract: | In the current socio-political and economic conjuncture, which is inserted the working world, figure the union, as primary agency in the fight for improved labor in the represented category. Faced with the obstacles that come with the capitalist society, with emphasis on unemployment and informality, this generator of precarious and partial workers, the situation of workers gradually thickens. Indeed, the theme of the monograph presented here is: The relevance of the role of teachers unions to the CCJS-UFCG, so the research is mainly aimed to screen a true cross-section of opinions of teachers CCJS-UFCG regarding the important role performed by the unions, since the accuracy of changes in harvest labor, and greater attention and commitment by the State as regards the consolidation of democracy, the outcome of social constitutionalism. To do so, given the method of approach and procedure, the research was loosely based on survey data, through a theoretical investigation, along with conducting a field survey of the type qualitatively and quantitatively, with 20 (twenty) respondents of the Campus, and uses the hypothetical-deductive method, starting from a greater reality to achieve a result in a smaller scale. The work was divided into four chapters: the first has a brief history of trade unionism, the second verse about the union organizing and the third deals with the binomials union and justice, union and government, beyond the presentation and interpretation of field research. The role and significance of class struggle reflected in today's society, in a movement called union. It appears that the teachers' union of the CCJS-UFCG has achieved significant collective benefits for the category as well, this consider essential the union membership, and evaluates the union as a body of relevance in today's society, however, believes that even is not fulfilling its duties at the company satisfactorily. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13949 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Direito - CCJS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANNIELLY BATISTA DA SILVA - TCC DIREITO 2010.pdf | Danielly Batista da Silva - TCC Direito - 2010. | 6.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.